Por que nas universidades americanas finanças é um curso isolado?
Eu não tenho certeza se isso realmente é verdade, em muitos casos (salvo algum engano de interpretação), o curso de finanças pertence a escolas de Business (que seria o equivalente a administração no brasil) nos Estados Unidos. Por exemplo, na Northwestern University finanças está no Departamento de Business.
Pelo menos para mim, é difícil historicamente explicar isso. Entretanto, algo nos Estados Unidos ocorre que é diferente do Brasil. Escolas de finanças nos Estados Unidos tem muito dinheiro. No Brasil deveria ser assim também, mas a maioria das universidades do Brasil são públicas e, por isso, tem milhões de restrições para vender "produtos" interessantes. Logo, o diferencial positivo de um curso de finanças não pode ser explorado com vigor no Brasil. Por outro lado, um curso de finanças é um curso pequeno que não valeria a pena ficar sozinho.
Talvez alguém possa dar uma visão histórica sobre o assunto.
Quais as vantagens e desvantagens dessa separação
A maior vantagem é que a separação permite focar especificamente naquilo que é importante para finanças. No Brasil, finanças está dentro de Departamentos de Administração ou Departamentos de Economia. Pelo menos no Brasil, em qualquer um desses departamentos um estudante terá que cursar disciplinas que não seriam necessárias para um bom curso de finanças em nível de doutorado.
A maior desvantagem que ocorreria no Brasil é que o dinheiro público que (infelizmente) é maior fonte de financiamento das escolas públicas (por causa das restrições), seria escasso pois ele é fortemente contingente ao número de alunos do departamento.