Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Por que nas universidades americanas finanças é um curso isolado, enquanto nas brasileiras é uma área de pesquisa de alguns cursos? Esta separação em um curso isolado realmente se justifica? Quais as vantagens e desvantagens desta separação?

+1 voto
64 visitas
perguntada Jun 13, 2015 em Finanças por Thiago Pinto (116 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 14, 2015 por danielcajueiro (5,251 pontos)  
selecionada Jun 14, 2015 por Thiago Pinto
 
Melhor resposta

Por que nas universidades americanas finanças é um curso isolado?

Eu não tenho certeza se isso realmente é verdade, em muitos casos (salvo algum engano de interpretação), o curso de finanças pertence a escolas de Business (que seria o equivalente a administração no brasil) nos Estados Unidos. Por exemplo, na Northwestern University finanças está no Departamento de Business.

Pelo menos para mim, é difícil historicamente explicar isso. Entretanto, algo nos Estados Unidos ocorre que é diferente do Brasil. Escolas de finanças nos Estados Unidos tem muito dinheiro. No Brasil deveria ser assim também, mas a maioria das universidades do Brasil são públicas e, por isso, tem milhões de restrições para vender "produtos" interessantes. Logo, o diferencial positivo de um curso de finanças não pode ser explorado com vigor no Brasil. Por outro lado, um curso de finanças é um curso pequeno que não valeria a pena ficar sozinho.

Talvez alguém possa dar uma visão histórica sobre o assunto.

Quais as vantagens e desvantagens dessa separação

A maior vantagem é que a separação permite focar especificamente naquilo que é importante para finanças. No Brasil, finanças está dentro de Departamentos de Administração ou Departamentos de Economia. Pelo menos no Brasil, em qualquer um desses departamentos um estudante terá que cursar disciplinas que não seriam necessárias para um bom curso de finanças em nível de doutorado.

A maior desvantagem que ocorreria no Brasil é que o dinheiro público que (infelizmente) é maior fonte de financiamento das escolas públicas (por causa das restrições), seria escasso pois ele é fortemente contingente ao número de alunos do departamento.

...