O termo "microfundamentar" significa usar um conceito microeconômico para explicar ou analisar um resultado em economia. Em geral consideramos como o comportamento de um agente leva a um determinado resultado. Explicitamente tentamos modelar o processo de escolha de um agente.
Existem muitos modelos interessantes nessa linha principalmente em finanças corporativas.
Considere por exemplo o problema de aquisição considerado no artigo:
Grossman, S. J. and Hart, O. D. Takeover bids, the free rider problem and the theory of corporation. The Bell Journal of Economics, v. 11, p. 42-64, 1980.
Nesse pequeno extrato, um determinado investidor acredita que uma firma está sendo mal administrada pela administração atual e deseja compra-la a um preço baixo para depois lucrar com sua venda a um preço mais alto.
Seja \(A\) o espaço de possíveis atividades da administração e \(f(a)\) o valor de mercado das ações descrita como uma função de \(a\in A\).
A função \(f\) descreve com certa extensão a habilidade da administração corrente, no qual o máximo valor de mercado da ação é dado por
\[ \max_{a \in A} {f(a)} = f(a^{\star})=q\]
Suponha que um investidor agressivo deseja adquirir uma firma e anuncie uma oferta de compra com preço \(p>q\) no qual ele comprará todas as ações disponíveis.
Suas habilidades são supostamente melhores do que as habilidades da administração atual de forma que o valor de mercado esperado para os lucros será
\[v=\max_{a\in A}{f(a)} +z\] onde \(z>0\).
Assuma que \(v\) e \(z\) são conhecidos por todos os acionistas. Logo, \(v>p>q\).
Hipótese 1 A posse da firma é altamente difundida de modo que existem um grande número de acionistas, cada um deles com uma pequena proporção de ações.
Portanto, se \(v>p\) e hipótese 1 é válida, nenhum acionista irá querer vender sua parcela de ações pois ele pensará que isso não terá efeito na aquisição e ele poderá lucrar com ela. Dessa forma, a aquisição não irá ocorrer.
Uma vez que aquisições ocorrem, isso se deve ao fato da existência de informação assimétrica.
\[\cdots\]
Esse é apenas um extrato.
Quer estudar mais?
Livros microfundamentados de finanças corporativas
Lista de papers de finanças corporativas