O Brasil é o país que mais consome agrotóxico em seus alimentos e os seus efeitos são nocivos para a saúde. Eles podem até intoxicar o corpo humano com metais pesados. O INCA divulgou um relatório onde o Brasil é o país com maior consumo de agrotóxicos. O problema está na política de produção agrícola no Brasil; ou seja, é mais pautada na quantidade do que na qualidade. O principal objetivo é o lucro. Os agrotóxicos intoxicam o organismo com metais pesados como cádmio, chumbo; contaminam o solo, os lençóis freáticos e os rios. Por isso, impactam tanto o meio ambiente como a saúde.
Podem causar desde reações na pele ao aumento da irritabilidade, infertilidade, impotência, abortos, má formação fetal, maior risco da síndrome de Alzheimer e câncer. Com o objetivo de fiscalizar a produção destes agrotóxicos, em 2001 foi criado o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Em última análise, o PARA monitorou alguns alimentos e encontrou concentração maior de agrotóxicos acima do permitido nos seguintes alimentos:
Pimentão 91.8%
Morango 63.4%
Pepino 57.4%
Alface 54.2%
Cenoura 49.6%
Abacaxi 32.8%
Beterraba 32.6%
Couve 31.9%
Mamão 34.4%
Tomate 16.3%
Laranja 12.2%
Maçã 8.9%
Arroz 7.4%
Feijão 6.5%
Repolho 6.3%
Manga 4%
Cebola 3.1%
Comprar alimentos orgânicos é sempre a primeira opção para investir em saúde. Esses alimentos orgânicos são cultivados através de métodos naturais de adubação e de controle de pragas. São preservados de contaminações e usados de maneira sustentável mantendo a harmonia entre o homem e a natureza.