Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Bancos, em países que implementam um regime de metas de inflação, são mais frágeis?

+1 voto
183 visitas
perguntada Jul 9, 2015 em Economia por danielcajueiro (5,251 pontos)  
editado Jul 9, 2015 por danielcajueiro

Existe argumentação recente ((depois da crise de 2008) que sugere (entre outros) que os bancos centrais, concentrando-se em redução da inflação, não prestem a devida atenção ao sistema bancário e ao desenvolvimento de bolhas no mercado financeiro. Outros ainda sugerem que um regime baseado em metas de inflação pode ter criado as condições necessárias para a crise financeira de 2007 e 2008 para ocorrerem. Veja, por exemplo, vários argumentos em favor desse ponto em Rethinking Macroeconomic Policy.

Uma lista de críticas contra o regime de metas de inflação também pode ser encontrada em um capítulo inteiro dedicado apenas a esse ponto em "Seven Bad Ideas - Jeff Madrick".

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jul 9, 2015 por danielcajueiro (5,251 pontos)  

Não!

Como em vários tópicos importantes de pesquisa em Banking existem argumentos a favor a uma determinada teoria e argumentos contra uma determinada teoria.

Nesse caso, o melhor (e também tradicional) argumento em favor ao regime de metas de inflação é a chamada Hipótese Schwarz [Why financial stability depends on price stability. Economic Affairs, v. 15, pp. 21–25, 1995.] que defende que estabilidade de preços leva a retornos mais previsíveis e, portanto, uma melhoria na avaliação de projetos e, consequentemente, do desempenho financeiro.

Como é natural na literatura de banking, é fundamental explorar o problema empiricamente. Recentemente, fizemos (Fazio, Tabak e eu) isso em Inflation targeting: Is IT to blame for banking system instability? (Publicado no Journal of Banking and Finance), utilizando uma base com mais de 5000 bancos em mais de 70 países e chegamos a seguintes conclusões:

(1) Bancos de países que implementam um regime de metas de inflação são,
em média, mais estáveis do que os bancos de países que não implementam;

(2) Este resultado é válido mesmo em períodos de iliquidez global (por exemplo, durante a crise financeira 2007-2008);

(3) Bancos sistemicamente importantes de países que implementam um regime de metas de inflação também são mais estáveis do que suas contrapartes.

...