Não!
Como em vários tópicos importantes de pesquisa em Banking existem argumentos a favor a uma determinada teoria e argumentos contra uma determinada teoria.
Nesse caso, o melhor (e também tradicional) argumento em favor ao regime de metas de inflação é a chamada Hipótese Schwarz [Why financial stability depends on price stability. Economic Affairs, v. 15, pp. 21–25, 1995.] que defende que estabilidade de preços leva a retornos mais previsíveis e, portanto, uma melhoria na avaliação de projetos e, consequentemente, do desempenho financeiro.
Como é natural na literatura de banking, é fundamental explorar o problema empiricamente. Recentemente, fizemos (Fazio, Tabak e eu) isso em Inflation targeting: Is IT to blame for banking system instability? (Publicado no Journal of Banking and Finance), utilizando uma base com mais de 5000 bancos em mais de 70 países e chegamos a seguintes conclusões:
(1) Bancos de países que implementam um regime de metas de inflação são,
em média, mais estáveis do que os bancos de países que não implementam;
(2) Este resultado é válido mesmo em períodos de iliquidez global (por exemplo, durante a crise financeira 2007-2008);
(3) Bancos sistemicamente importantes de países que implementam um regime de metas de inflação também são mais estáveis do que suas contrapartes.