Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

A quê pode ser atribuído o sucesso da série de TV norte - americana House of Cards?

+3 votos
172 visitas
perguntada Jul 26, 2015 em Entretenimento por Giovanni Beviláqua (362 pontos)  

house of cards prorum

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Ago 5, 2015 por danielcajueiro (5,376 pontos)  

É uma pergunta interessante e difícil. De fato, explicar por que algo fez sucesso ou não fez é muito difícil. Apenas para exemplificar, Duncan Watts (uma das mentes mais brilhantes desse século) em seu livro "Everything is obvious" descreve a seguinte história: Dois doutores de uma mesma universidade americana competem no mesmo ano no Job Market americano. Ele ressalta que os dois competidores possuem características muito parecidas e um deles consegue o cargo numa universidade como Harvard e o outro numa universidade top 20 americana. Depois de 10 anos compara-se os curriculos dos dois e considera-se (inocentemente) que a escolha foi correta., pois a diferença entre os dois currículos é gigantesca. Qual o erro dessa análise? O erro é que essa análise dependeu do percurso percorrido pelos dois. No momento em que um deles foi escolhido (talvez por simpatia, talvez por beleza ou talvez por outro critério difícil de quantificar) a corrida deixou de ser justa porque as condições iniciais são totalmente diferentes. O fato de um deles pertencer a Harvard faz com ele tenha acesso a melhor financiamento de pesquisa, a melhores estudantes e a um pacote de pesquisa totalmente diferente daquele recebido pelo seu concorrente. O ponto dessa história é que talvez se fosse perguntado a várias pessoas sobre o sucesso dos dois, a metade teria sugerido que seria um deles e a outra metade o outro.

Sendo objetivo agora, existe literatura que explora "como prever o sucesso de filmes" que pode nos ajudar a responder a sua pergunta. Veja aqui.

Baseado nessa literatura e outros aspectos específicos do House of Cards, podemos levantar alguns motivos:

1) Orçamento de mais de 100 milhões de dólares.

2) Temos uma estrela que é o Kevin Spacey.

3) É muito fácil de entender o personagem principal. Além de ser muito realista (conforme foi relatado pela mídia americana), ele é um cara carismático (que se apresenta na primeira pessoa) e usa várias técnicas do livro "O príncipe" de Maquiavel (moral ou não é um manual para a consolidação do poder). Independente ou não das técnicas que o Frank usa, as pessoas se identificam com sucesso (embora algumas vezes possam ficar chocadas) que ele obviamente tem nas suas tramas maquiavélicas.

4) A distribuição é diferenciada e se não me engano foi a primeira diretamente produzida pelo Netflix. Obviamente pode existir endogeneidade nessa observação. Netflix que distribui sem comerciais e permite o assinante assistir o novo episódio em qualquer momento que causou o sucesso de House of Cards ou a qualidade do show aumentou a reputação de netflix?

...