Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

É possível estudar toda a matemática necessária para fazer um mestrado sozinho ?

+1 voto
1,137 visitas
perguntada Ago 4, 2015 em Vida Universitária por Usuário (21 pontos)  

Olá, eu desejo fazer mestrado na área de equações diferenciais , no entanto, estou prestes a cursar um tecnólogo na área de informática. É recomendável que eu curse um bacharelado na área ou é possível estudar sozinho (tendo como referencia o IMPA) ?

Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Ago 4, 2015 por danielcajueiro (5,761 pontos)  

Sua vida ficará bem mais fácil se você cursar o bacharelado em matemática, por vários motivos:

1) Você fará cursos que explorarão as disciplinas que você deverá saber.

2) Você aprenderá com a cultura da área. Ou seja, o dia a dia de conversas com colegas que estudam na mesma área que você facilitará seu aprendizado, pois você terá mais acesso ao conhecimento da área.

3) No próprio bacharelado, você poderá começar a fazer pesquisa introdutória na área em algum programa de iniciação científica.

Obviamente os motivos acima (todos eles) são possíveis a críticas. Por exemplo, você pode criticar (1) sugerindo que existem cursos na internet de qualidade equivalente e você é disciplinado o suficiente para aprender com eles. Você pode criticar (2) sugerindo que aqui no PRorum ou em grupos do Facebook (ou whatsup) você pode ganhar cultura da área. Finalmente, você pode criticar (3) sugerindo que você pode fazer pesquisa, sem está envolvido diretamente em um bacharelado da área. Sem dúvida, essas críticas são válidas, mas a vida de um estudante que faz um bacharelado em matemática e deseja estudar em um programa bom de mestrado em matemática tem a vida muito mais fácil.

Você ainda precisa considerar outras questões importantes sobre a seleção do programa de mestrado. Muitos dos programas fazem análise de histórico escolar e exigem cartas de recomendação para o ingresso de novos alunos. Acredito (talvez outro professor de um programa de matemática possa te responder com mais precisão) que os programas de matemática darão mais valor a alunos que estudaram em departamentos de matemática e receberam cartas de recomendação de professores de departamentos de matemática. Entretanto, existem excessões sobre o assunto. Por exemplo, o IMPA oferece cursos de verão e acredito que se você fizer as disciplinas de verão, por exemplo, análise na reta, álgebra linear e introdução a probabilidade e passar com nota ¨A", você terá bastante chance na seleção deles.

Uma outra opção é ver se a Universidade que você cursa permite que você curse como disciplinas optativas disciplinas do departamento de matemática e as incluam como optativas no histórico escolar. Nesse caso, se saindo bem nessas disciplinas, você pode inclusive conseguir participar do Programa de Iniciação Científica da Matemática e também conseguir carta de recomendações desses professores. Se esse for o caso, a motivação para entrar no Bacharelado de Matemática pode ser minimizado. É válido mencionar que existem universidades que permitem esse tipo de arranjo e outras que não permitem. Por exemplo, na UnB você pode fazer muitas disciplinas de um outro departamento se desejar (e tiver vagas - as vezes não tem). Mas, por exemplo, na UFBA (onde fiz graduação) não era possível. Entretanto, é válido mencionar que isso não necessariamente torna sua vida tão fácil como daquele que está matriculado em um departamento de matemática, pois além de estudar disciplinas do departamento de matemática, você precisará estudar disciplinas do seu departamento que terão pouca utilidade para suas ambições futuras.

Eu mudei de área e me adptei bem a mudança (e também sou feliz com a mudança), embora não conheça como seria a versão alternativa (pois não se realizou). Em várias questões até hoje ainda me sinto um outsider (isso é bom em algumas situações, mas também é ruim em outras). Existem idéias da área que quanto mais cedo você aprender, mais você lucrará e desenvolverá intuição sobre ela.

comentou Jan 27, 2016 por eco1911 (171 pontos)  
editado Jan 27, 2016 por eco1911
O que me tem desanimado bastante em continuar meus estudos numa federal é o ativismo que está tendo nesses centros, mesmo de exatas. Pesquisas como "economia solidária", grupos de feministas e a forte ideologia anti-mercado e pró socialismo de professores e alunos. A experiência que estou tendo é que as universidades são os lugares onde menos se estuda, muita ideologia e pouca pesquisa séria.
comentou Jan 27, 2016 por danielcajueiro (5,761 pontos)  
Eco1911 realmente essa massificação ideológica da universidade por movimentos (principalmente) de esquerda cansam muito. Entretanto, isso não acontece em toda universidade e em todos departamentos. Por exemplo, isso ocorre menos em departamentos de engenharia (não possa falar de matemática pois nao sei) e medicina. Na UnB esses movimentos hoje estão mais pacíficos, desde que o nosso DCE foca realmente em problemas dos estudantes e universidade ao invés de tentar mudar o mundo (não necessariamente para melhor).
+2 votos
respondida Set 5, 2016 por edson scalco (116 pontos)  

Eu acho quase impossível você ser bem sucedido num mestrado em matemática, se não cursar um bacharelado ou licenciatura em matemática, física, química ou engenharias. O que se aprende de matemática num curso de tecnologia em informática é bastante básico. Inclusive o próprio curso de bacharelado de matemática talvez já suprisse sua necessidade ou curiosidade de conhecimentos na área.

...