Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Candidatos mais jovens têm mais chance de serem aceitos em um programa de doutorado?

0 votos
96 visitas
perguntada Ago 27, 2015 em Academia por danielcajueiro (5,501 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Ago 28, 2015 por danielcajueiro (5,501 pontos)  

Acredito que a idade não deveria influenciar a decisão sobre a aceitação de um candidato em um programa de pós-graduação. De fato, nem sei se essa informação está disponível nas fichas de inscrição. Acredito que inclusive em alguns países essa informação deve ser proibida.

Entretanto, na prática talvez isso ocorra indiretamente. Vários programas preferem candidatos que concluíram recentemente o mestrado e candidatos mais jovens tem mais chance de terem concluído recentemente que candidatos mais velhos. Isso pode ser justificado de forma abstrata pela depreciação do capital humano (anos sem estudar) e concretamente pela melhor qualidade das cartas de recomendação que os candidatos que concluíram recentemente apresentam (melhor contato com ex-professores).

Na área de economia no Brasil, a entrada do mestrado em boas universidades é feita por uma prova nacional. Tenho certeza que um aluno (independente da idade) que concluiu seu mestrado com louvor em um bom centro brasileiro terá muita chance de fazer doutorado, se fizer nos anos que seguem. Por outro lado, vários outros programas que exigem prova serão muito pouco influenciados pela idade.

Além disso, se o candidato for mais velho simplesmente porque esteve trabalhando em uma área específica e desenvolveu know how específico numa área que pode ser útil para o programa desejado, ele pode inclusive ter vantagens em relação a esse ponto. No departamento de economia da UnB, muitos professores sempre sugerem a potenciais candidatos (que estão em Brasília) de doutorado que se matriculem em uma disciplina do programa como aluno especial para testarem sua habilidade quantitativa (veja mais sobre essa informação aqui). Alunos que se saem bem nessas disciplinas já mostram que seu capital humano não está depreciado e por isso terão muita simpatia do programa de pós-graduação.

...