Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Vou dar um curso de estatística para alunos de mestrado e doutorado em finanças que nunca estudaram medida. Alguém pode me dar dicas sobre a construção da ementa do curso?

0 votos
304 visitas
perguntada Ago 28, 2015 em Estatística por danielcajueiro (5,356 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Ago 28, 2015 por danielcajueiro (5,356 pontos)  

Sem falsa modéstia, para o tipo de curso que você pretende apresentar, acredito que você poderia seguir nossa texto Introdução aos métodos estatísticos para economia e finanças - Carvalho, Cajueiro e Camargo que é mencionada pelo menos em dois lugares no PRorum:

Quais as diferenças de apresentação desse texto?

Dicas para estudar esse texto?

Se você quiser saber sobre o estilo do livro, você pode dar uma olhada nessas publicações, que parcialmente lembram o estilo do livro:

O que é um estimador e quais são suas características desejáveis?

O que é o método de Monte Carlo?

Sugiro como referência complementar para a parte de estatística o livro:

Statistical Inference - G. Casella and R. L. Berger

O nosso texto já entra direto em estatística sem falar muito e especificamente sobre teoria de probabilidade. Não é necessário mais de probabilidade para entender o nosso texto, apenas a noção realmente intuitiva do assunto ou o que já está incluido. Entretanto, se você quiser uma referência complementar interessante sobre Teoria de Probabilidade, veja

Probabilidade: Um Curso em Nível Intermediário - Barry James.

Nosso texto, também não entra em Aprendizagem de Máquinas, com excessão do último capítulo que usa modelos de resposta binária para classificação, num estilo similar ao dessa publicação:

O que são modelos de resposta binária e como eles podem ser usados para classificação?

Se você quiser falar mais sobre aprendizagem de máquinas, sugiro fortemente o livro:

Pattern Recognition and Machine Learning - Christopher Bishop

Se você quiser falar sobre estatística multivariável, sugiro que você dê uma olhada no estilo de algumas publicações que tem aparecido por aqui como, por exemplo,

O que é Análise dos Componentes principais?

e também em umas dessas referências.

Se você quiser mencionar tópicos de mais específicos de econometria como, por exemplo, endogeneidade sugiro que você dê uma olhada em publicações que tem aparecido no PRorum ou nos livros de econometria do Wooldridge.

...