Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

A distinção entre dengue, chikungunya e zika.

+3 votos
64 visitas
perguntada Ago 29, 2015 em Saúde Pública por marcelo_papini (306 pontos)  

Quais são os sintomas e as recomendações no tratamento da dengue, da chiqungunya e da zika ?

Compartilhe

1 Resposta

+3 votos
respondida Ago 29, 2015 por Sabrina Oliveira (391 pontos)  
selecionada Set 6, 2015 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

DENGUE, CHIKUNGUNYA e ZIKA.
TRANSMISSÃO
Nos três casos, os virus são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Na zika também são possíveis a transmissão perinatal (de mãe para filho), a transmissão por transfusões de sangue e a transmissão por relações sexuais.

DENGUE
SINTOMAS
Febre alta (entre dois e sete dias), dor de cabeça e atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, prostação, fraqueza, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, ocorem sangramentos (no nariz e nas gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura.
TRATAMENTO
As recomendações são ficar em repouso e ingerir bastante liquído. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar o médico. Não usar AAS (ácido acetil salicilico).

CHIKUNGUNYA
SINTOMAS
O principal sintoma é a dor nas articulações dos pés e das mãos, mais intensa do que nos quadros de dengue (e que pode permanecer por meses e anos). Além disso, podem ocorrer febre repentina acima de 39 ºC graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Em cerca de 30% dos casos, não se apresentam sintomas.
TRATAMENTO
Não há tratamento específico. Ficar em repouso e consumir bastante liquído. Não usar ácido acetil salicilico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

ZIKA
SINTOMAS
Os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya mas a febre é mais baixa que nas outras duas viroses, dores e manchas no corpo (brancas e vermelhas). O paciente também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite (vermelhidão nos olhos), sem pus e sem coceira.
TRATAMENTO
O tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e administração de remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS.

Fonte: Revista Radis nº 155 (agosto de 2015), p. 25.

...