Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que é o problema do Bar El Farol?

+1 voto
197 visitas
perguntada Set 9, 2015 em Economia por danielcajueiro (5,356 pontos)  

El Farol Problem

A imagem será apresentada aqui.
A imagem será apresentada aqui.

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Set 9, 2015 por danielcajueiro (5,356 pontos)  

O Bar El Farol é um bar em Santa Fé no novo méxico que toca música irlandesa e foi usado em um paper importante da American Economic Review como metáfora para fazer uma crítica a racionalidade ilimitada e o raciocínio dedutivo muito comum em teoria dos jogos.

De acordo com Arthur [Arthur, W. B. Inductive reasoning and bounded rationality. American Economic Review, v. 84, n. 2, p. 406--411, 1994.]

Suponha que você esteja em Santa Fé, goste de música irlandesa e
queira ir ao bar El Farol numa sexta feira a noite.

"There are 100 Irish music lovers but El Farol has only 60 seats. The show is enjoyable only when fewer than 60 people show up. What people should do?"

a) Existem nesse caso apenas 2 possibilidades: ir ou não ir;

b) As estratégias boas são: ficar em casa quando mais de 60 pessoas vão ao bar ou ir ao bar quando menos que 60 pessoas pretendam ir ao bar.

c) As estratégias ruins são: ir ao bar quando mais que 60 pessoas também decidiram ir ao bar e ficar em casa quando menos que sessenta pessoas decidiram ir ao bar.

Uma vez que as pessoas não se comunicam entre si, elas podem decidir aparecer aleatoriamente no bar ou usar algum tipo de previsão.

Por exemplo, uma modelo de previsão bem simples seria simplesmente tirar a média das últimas quatro semanas. Esse é um bom modelo?

Não existe modelo de previsão correto. Por que? Se todos usarem esse modelo de previsão, ou todos irão aparecer no bar ou todos ficarão em casa.

Principal ponto do paper: Agentes pensam indutivamente (inductive reasoning) com racionalidade limitada (bounded rationality), onde

Raciocínio indutivo: Agentes tem um número limitado de estratégias e ao invés de decidirem os méritos da estratégia antes do jogo, os agentes avaliam elas depois de cada rodada de acordo com o desempenho de cada uma e ajustam suas decisões de acordo com essa medida de desempenho.

Racionalidade limitada: Os agentes reduzem a complexidade de suas decisões quando estão resolvendo problemas.

Esses modelos para a tomada de decisão de um agente são mais realistas, no caso geral, do que modelos baseados baseados em

Raciocínio dedutivo: Cada agente sabe o que é melhor para si próprio dado que todos os outros agentes são tão inteligentes quanto eles mesmos (por hipótese) na escolha das melhores ações.

Uma versão computacional dessa metáfora foi introduzida pela comunidade de sistemas complexos e é conhecido como jogo da minoria.

comentou Jun 19, 2017 por Raíssa (451 pontos)  
Muito bacana! É o caso do jogo xadrez em que se realiza indução retroativa. Tem o paper "Checkmate: Exploring Backward Induction among Chess Players dos autores Steven D. Levitt, John A. List e  Sally E. Sadoff, e também o paper Field Centipedes dos autores: Ignacio Palacios-Huerta e Oscar Volij.
comentou Jun 19, 2017 por danielcajueiro (5,356 pontos)  
Legal! Não conheço o artigo do List. Vou dar uma olhada!
...