Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

A certificação CFA substitui uma pós/mba em finanças? O que esperar de um profissional certificado pelo CFA?

+1 voto
591 visitas
perguntada Set 16, 2015 em Finanças por Lincoln Guabajara (31 pontos)  

Alguns professores renomados tem me falado que os cursos de MBA no Brasil tem deixado a desejar. A certificação CFA tem sido muito requisitada por analistas do mercado financeiro brasileiro e no exterior. Alguns artigos sugerem que o retorno do CFA é maior que o de MBA's dos Estados Unidos. Caso alguem esteja se preparando, e tenha uma opiniao, agradeceria se me respondesse.

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Set 16, 2015 por danielcajueiro (5,666 pontos)  

Não sou exatamente o perfil que você busca para responder essa questão pois nunca cursei exatamente nenhum dos dois. Entretanto, conheço razoavelmente a diferença deles e possivelmente outra pessoa que esteja se preparando para algum deles pode justificar melhor sua escolha.

As propostas são muito diferentes. CFA tem uma proposta técnica de especializar profissionais para o trabalho de análise de investimentos e adiministração de carteiras. Por outro lado, MBA tem uma proposta mais ampla de te apresentar várias disciplinas para te tornar um melhor administrador ou homem de negócios. Ou seja, no MBA normalmente você terá cursos de contabilidade e finanças, mas também Marketing, Teoria das Organizações e possivelmente liderança. Por outro lado, o foco do CFA será em finanças e contabilidade e mais profundo.

Outras diferenças tidas como verdadeira são: MBA s são mais caros e fáceis de concluir. Por outro lado, CFA são mais baratos, mas dependem muito mais do esforço individual para a conclusão.

Muitos profissionais preferem as vezes fazer MBA depois de um tempo de experiência na carreira (por exemplo 5 anos), pois um bom curso de MBA é um excelente lugar para fazer network. O CFA pode ser uma opção até para entrar na carreira.

Acredito que uma outra diferença entre CFA e MBA é que enquanto o primeiro é focado em problemas, o segundo é focado em cases. Estou chamando de problemas situações específicas desenhadas com uma solução que pode ser considerada a melhor (Como calcular a taxa de desconto desse projeto?) e cases situações que podem ter mais de uma boa solução válida (normalmente cases tem uma história real de um indivíduo que está querendo tomar a decisão sobre um problema).

Finalmente, é válido mencionar que algumas escolas americanas tem convêncios que garantem que aqueles que concluem o MBA também saiam com um CFA. Não sei se existe algo parecido no Brasil.

comentou Set 16, 2015 por Lincoln Guabajara (31 pontos)  
muito obrigado, Prof. Cajueiro.
...