Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais as vantagens e desvantagens de se usar escovas de dentes elétricas ou comuns? Existem estudos sobre esse assunto?

+1 voto
571 visitas
perguntada Set 20, 2015 em Odontologia por danielcajueiro (5,806 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+3 votos
respondida Out 4, 2015 por Sabrina Oliveira (391 pontos)  
selecionada Out 4, 2015 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

A técnica de escovação, a frequência com que se escovam os dentes, o tempo que se gasta, o aconselhamento profissional e a predisposição do paciente em seguir as recomendações parecem ser mais importantes para se obter um bom controle da placa bacteriana do que o tipo da escova usada. Em outros termos, o fato de a escova ser comum ou elétrica interfere pouco na escovação.
O uso de escovas elétricas por crianças é polêmico. Sua utilidade depende de cada paciente. Com a escova manual podem fazer-se movimentos mais precisos e mais eficientes. A escova elétrica requer maior controle no seu uso. Por serem automáticos os seus movimentos, é necessário maior cuidado, para que não se machuquem as gengivas e os lábios.
Se quisermos usar o tipo elétrico, deveremos procurar as escovas dotadas de cerdas mais macias, de cabeça pequena e de cabo mais fino.
Existem estudos a esse respeito. De acordo com LASCALA & MOUSSALLI, a escova ideal é aquela que consegue limpar eficientemente todas as superfícies dos dentes e ter acesso fácil a todas as áreas da boca. Deve, além disso, ser de fácil manuseio para o paciente.
Fonte: LASCALA, Nelson. T.; MOUSSALLI, Ninon H. [1995] Higienização bucal. São Paulo, Editora Artes Médicas.

...