Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

É importante vacinar-se contra a meningite tipo B?

+3 votos
55 visitas
perguntada Set 20, 2015 em Saúde Pública por marcelo_papini (306 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+3 votos
respondida Set 20, 2015 por Sabrina Oliveira (391 pontos)  
selecionada Set 20, 2015 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

A vacina que protege contra a meningite do tipo B chega às clínicas particulares brasileiras. Até então não existia nenhum tipo de imunização contra a doença, considerada de grande letalidade por causa da rápida evolução do quadro clínico após a infecção.

O meningococo B é um dos principais causadores de meningite bacteriana no mundo. Para se ter uma ideia da gravidade da doença, saiba-se que, de cada ocorrência de dez casos, dois são fatais.

É de extrema importância a criação dessa vacina, pois dentre as doenças contra as quais possuímos prevenção atualmente, tais quais as hepatites, a difteria e o tétano, a meningite B é a mais letal.

O que torna a enfermidade ainda mais traiçoeira é o fato de que seus sintomas são facilmente confundidos com os de uma virose. O paciente, a princípio, pode ter febre, náusea, vômito, dor de cabeça, cansaço e irritabilidade. Na sequência, pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz.

Infelizmente, é bastante comum o paciente ir até o pronto-socorro diversas vezes e voltar cada vez com um diagnóstico diferente. Entretanto, se o paciente não receber o tratamento adequado imediatamente, poderá morrer em poucas horas.

As meningites por meningococo são responsáveis pela forma mais agressiva da doença. O meningococo circula no trato respiratório dos seres humanos, podendo passar de um portador assintomático para outro, deixando-o doente.

A forma mais eficaz de controle da infecção meningocócica é a vacinação.

...