Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual a melhor coleção de livros para estudar física básica em um nível avançado?

+2 votos
5,172 visitas
perguntada Out 19, 2015 em Física por danielcajueiro (5,666 pontos)  

Gostaria apenas de dar um background sobre o que estou buscando.

O que já estudei ou domino bem?

Sou engenheiro químico, logo fiz todas as físicas e também todos os cálculos e álgebra linear. Quando estudei física a coleção de livro usada era Halliday-Resnick.

Do ponto de vista matemático, domino razoavelmente sistemas lineares, topologia básica, álgebra (estruturas algébricas básicas como grupos ou anéis), teoria da medida, probabilidade e estatística.

Do ponto de vista de computação, também domino programação estruturada e algoritmos.

O que NÃO domino que talvez possa ser necessário para estudos aprofundados em física?

Teoria Ergódica, Topologia Diferencial e geometria só estudei a nível de ensino médio e um pouco de geometria diferencial quando fiz a disciplina de Cálculo IV.

O que estou buscando?

Estou buscando sugestões de livros na área de física para estudo autodidata para revisar o que aprendi quando fazia graduação, mas também que possa me levar a um nível de maturidade mais avançado sobre o entendimento de física, assim como eu tenho por exemplo em finanças (veja essa resposta aqui) ou estatística/econometria (veja essa resposta aqui).

Logo, estou buscando livros relacionados a temas como Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade/Eletromagnetismo , Física-Quântica e Relatividade, mas não exclusivamente a esses temas. Na verdade, não sei se esses são os tópicos mais importante e mais atuais, mas imagino que ainda sejam os tópicos básicos.

Seria muito bom se os livros fornecessem uma sequência a ser seguida.

Compartilhe

1 Resposta

+3 votos
respondida Set 5, 2016 por edson scalco (116 pontos)  
selecionada Set 6, 2016 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

Meu interesse por estudos talvez seja parecido com o seu.
Primeiramente me formei em eng.elétrica, depois fiz pós-graduação em tecnologia da informação. Após isso cheguei a cursar física bacharelado até o segundo ano na USP, por motivos pessoais tive que abandonar a faculdade, mas gostaria seguir os estudos como auto-didata até onde for possível.
Pelo que eu li, você é engenheiro também, conhece os cálculos, físicas e alg.lin.
Eu sugiro que você reforce seus conhecimentos nisso antes de prosseguir. Principalmente em cálculo 3, e nas físicas básicas 3 e 4.
Eu sugeriria estudar cálculo 3 pelo Guidorizzi, ou outro livro que contenha integrais duplas e triplas, de superície e de linha, gradiente, divergente e rotacional, e teoremas de Green e Stokes.
E para as físicas 3 e 4 eu pegaria a coleção do Tipler (ou do Serway ou a do Alonso e Finn).
Se quiser avançar no eletromag. um pouco além do básico, existe o excelente livro da "coleção berkeley curso de física volume 2".

Simultaneamente daria uma revisão mais a fundo em relatividade, existe um livro esgotado, mas que pode encontrá-lo em sebos, muito bom nesse nível quase avançado: "Resnick Robert - Introdução a relatividade especial".

Uma vez reforçado o conteúdo básico está na hora de pegar as disciplinas do terceiro ano.
Mecânica Avançada é um bom começo:
Tente ler "Mecânica - Simmons" ou "Thornton - Dinâmica Clássica de partículas e sistemas"
Em seguida em um próximo nível mais difícil, tente ler "Nivaldo Lemos - Mecânica Analítica".

Em paralelo pode estudar eletromag. avançado também, pelo "Eletrodinâmica - David Griffiths".

Para aprofundar em física-matemática, um bom guia e material de estudo pode ser a apostila online do prof. Barata da USP, constantemente por ele atualizada: Página do Professor Barata

Bem, essas são minhas dicas por enquanto.

Caso você já tenha conseguido montar um plano de estudos, eu gostaria muito de conhecê-lo.

comentou Set 6, 2016 por danielcajueiro (5,666 pontos)  
Muito legal! Obrigado pelas dicas - muito legal o material do Professor Barata - não conhecia! Infelizmente, ainda não consegui criar um plano de estudos. De fato, acabei dedicando esse ano (para além das atividades de pesquisa e orientação) para organizar alguns cursos que já dou há algum tempo: http://danielcajueiro.blogspot.com.br/2016/02/como-sera-o-curso-de-metodos.html e http://danielcajueiro.blogspot.com.br/2016/07/como-sera-o-curso-de-financas-do.html
comentou Set 12, 2016 por edson scalco (116 pontos)  
editado Set 13, 2016 por edson scalco
Vale a pena ver também o roteiro de estudos do prof. Fleming da USP (http://www.hfleming.com/rot.html).  Dentre vários livros, ele também recomenda os livros do Thornton e do Nivaldo Lemos de Mecânica, e o livro do Purcell de Eletromagnetismo, este último da coleção da Univ. Berkeley. E para a física básica o prof. Fleming recomenda os livros do Nussenzveig. Eu considero os livros do Nussenzveig muito bons em conteúdo, um pouco mais avançados do que o Tipler e o Serway, mas acho que eles, principalmente os volumes 2 e 4, falham na didática, e especialmente se o estudante for estudar sozinho sem apoio de um professor, acho que o estudo vai ser bem difícil com eles. Outro ponto interessante é que ele coloca como ponto de chegada os livros do Landau de mecânica e eletromag. Eu já tentei ler esses dois livros, e garanto que são absolutamente complicados. Mas quem quiser se aventurar...
comentou Set 14, 2016 por edson scalco (116 pontos)  
No blog do prof. Ernesto ele dá algumas dicas de roteiro de estudos, focando mais a física básica. E nos comentários, eu deixei lá também as minhas sugestões (um pouco diferentes das que deixei aqui). http://wolfedler.blogspot.com.br/2013/05/quais-livros-voce-recomendaria-para-um.html
...