Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual a idade ideal para se começar a ensinar xadrez para uma criança?

+3 votos
248 visitas
perguntada Dez 6, 2015 em Pais e Filhos por danielcajueiro (5,666 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+3 votos
respondida Dez 8, 2015 por Raíssa (656 pontos)  
selecionada Dez 8, 2015 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

O xadrez pode ser ensinado na mais tenra idade (4 anos) e o caso das irmãs Polgar é um eloquente exemplo. Todavia, para começar a competir na modalidade na minha opinião, aos 6 ou 7 anos seria mais interessante, visto que há uma pressão psicológica muito forte. Em alguns países, como na Armênia, o xadrez é matéria obrigatória nas escolas. Dentre os vários benefícios dele,temos o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade.
É um esporte em que há bastante prodígios, como o indiano Aravindh Chithambaram (veja aqui) e pelo o que li em biografias de campeão mundiais, um denominador comum sempre foi o aprendizado no jogo quando criança.

+2 votos
respondida Dez 7, 2015 por Iúri Honda (141 pontos)  

Embora minha resposta esteja longe de identificar uma idade "ótima" para iniciar uma criança no mundo do xadrez, lembrei-me da história de das chamadas "Polgár sisters": Zsuzsa, Zsófia e Judit.

O pai das meninas, László Polgár, decidiu realizar uma das experiências mais incríveis da história da educação humana. Ele acreditava que qualquer criança poderia tornar-se um "gênio" em qualquer assunto e resolveu testar esta ideia nas próprias filhas. O seu experimento consistiu em conduzir suas três filhas através do ensinamento do xadrez. Hoje, Judit Polgár é considerada por muitos a mulher mais poderosa na história do xadrez, Susan foi o campeã do mundo e Sofia é Grandmaster.

Usando como referência a idade de Susan, aos 4 anos ela ganhou seu primeiro torneio de xadrez. Em 1982, com 12 anos, ela ganhou o Mundial de garotas com menos de 16 anos.

comentou Dez 7, 2015 por danielcajueiro (5,666 pontos)  
Muito legal essa história. Não sabia dela. Parece que com 4 anos já dá pra começar a aprender!!
...