Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais os algoritmos por trás de programas computacionais treinados para jogar xadrez?

+2 votos
235 visitas
perguntada Dez 12, 2015 em Esportes por danielcajueiro (5,741 pontos)  

O interessante é que eu vi a evolução desses programas. Na década de 80, era quase trivial ganhar desses jogos computacionais de xadrez. Se não me engano o primeiro que apresentou um jogo intermediário foi o chessmaster 4000 no início da década de 90. Agora, esses softwares jogam muito bem!

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 10, 2017 por Raíssa (671 pontos)  
selecionada Jun 11, 2017 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

Não sei quais são, mas folheando a tese de doutorado "Le jeu d'echecs et l'education' apresentada na Université de Paris X- Nanterre do Antônio Villar , que é professor na faculdade de Educação na UnB, encontrei diversas referências. Eis aqui algumas delas:
ADELSON-VELSKI, ARLAZAROV e DONSKOY- Some methodes of controlling the tree search in chess programs
ATKIN- Multi-dimensional structure in the game of chess
BELL- The machine plays chess?
BOTVINNIK- L'alghorythme des échecs
CLARKE- Advances in computer chess
FREY- Chess Skill in man and machine
GILLOGLY- The technology chess program
KOZDROWICKI, LICWINKO e COOPER- Algorithms for a minimal chess player
LEVY - Chess and computers
MITTMAN- Can a computer beat Bobby Fischer?
NEWEL, SHAW- Chess playing programs and the problem of complexity
PITRAT- Intelligence artificielle, comment les ordinateurs jouent-ils aux-echecs?
PUCETTI- Pattern recognition in computers and the human brain: with special application to chess playing machines
SHANNON- Programming a computer for playing chess
Para mais referências, consultar a tese de doutorado do professor Villar, que está disponível na Biblioteca Central da UnB e o título é 'Le Jeu d'échecs et l'éducation' especificamente a partir da página 360. Como a tese é mais antiga, as referências também são, mas acredito que podem auxiliar.

...