Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como fazer uma boa introdução para um artigo científico?

+1 voto
2,220 visitas
perguntada Dez 16, 2015 em Academia por estudante (431 pontos)  

A técnica de introdução é contigente a área?

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Dez 22, 2015 por danielcajueiro (5,261 pontos)  

A resposta dessa pergunta é fortemente dependente da área. No caso da área de economia ou finanças, eu sugiro fortemente que você dê uma olhada nessa resposta. Em termos simples, como eu gosto de fazer?

1) O início do primeiro parágrafo eu uso para motivar meu artigo. Exemplos do mundo real são particularmente interessantes para alcançar esse objetivo. Em seguida eu discuto os meus principais achados do meu artigo em poucas linhas.

2) Depois desse parágrafo, eu faço uma revisão de literatura cuidadosa considerando os artigos mais importantes da área. Estou sugerindo uma revisão de literatura e não um fichamento. Qual a diferença entre um fichamento e uma revisão de literatura?. Nessa revisão de literatura, eu apresento como os principais achados de meu artigo contribuem com a literatura.

3) No fim da revisão, eu posso dizer como será apresentação do resto do meu artigo. Por exemplo, "Na seção 2, apresentaremos os dados utilizados (...)". Esse ítem não é obrigatório. Se houver, por exemplo, restrição de espaço, eu suprimo esse ítem.

É extremamente trabalhoso fazer a introdução de um artigo, mas não se engane. Muitas vezes, além do resumo, é a única parte do artigo que o editor da revista usará para tomar uma decisão. Lembre: Seu artigo não é especial! Você precisa motivar o leitor para ele continuar lendo o seu artigo, você deverá usar a introdução para esse propósito e você gastará muito tempo fazendo isso. Se você está surpreso com essa informação, dê uma olhada aqui.

...