Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Para um economista recém-formado com ambição para trabalhar na área de finanças corporativas, mais vale uma pós-graduação ou uma segunda graduação?

+2 votos
403 visitas
perguntada Dez 23, 2015 em Finanças por Mikkey71 (31 pontos)  

Para um recém-graduado em economia pela UnB, qual seria a melhor forma de dar continuidade aos estudos na área de finanças corporativa, de forma a se tornar um profissional competente e técnico na área privada?

Para ser bem sucedido na área de finanças, é necessário possuir conhecimentos em diferentes áreas: contabilidade, computação, matemática, economia, estatística, direito, entre outras. Dessa forma, dado que já possuo várias matérias dos cursos de matemática e contabilidade e que qualquer uma das opções seguintes levaria, em média, o mesmo tempo de conclusão, qual delas seria mais interessante, do ponto de vista do custo-benefício: fazer uma segunda graduação na UnB em um desses dois cursos citados (matemática ou contabilidade) , fazer uma pós-graduação em finanças em alguma instituição renomada, como, por exemplo, o Ibmec, ou um metrado na UnB em Economia ou em Administração (Área de Concentração: Finanças e Métodos Quantitativos)?

Compartilhe
comentou Dez 23, 2015 por danielcajueiro (5,501 pontos)  
Caro Mikkey71, talvez você possar ter interesse em dar uma olhada nessa pergunta do PRorum também: http://prorum.com/index.php/1315/gostaria-de-entender-mais-sobre-financas-como-devo-proceder

1 Resposta

+1 voto
respondida Dez 23, 2015 por professor (331 pontos)  

O curso de graduação em Economia na UnB é considerado muito bom e, sem dúvida, está entre os 5 melhores do Brasil. Estou supondo que você está interessado no setor privado, pois deve haver vagas nesse assunto no Banco Central e também em bancos públicos em Brasília.

O grande problema da UnB é que ela fica em Brasília, que gera por se só outros problemas:

(1) O setor privado é pequeno em Brasília.

(2) A mão de obra em brasília não é tão motivada, pois a maioria quer ir apenas para o setor público. Para ir para o setor público não precisa ser o melhor, apenas passar na prova do concurso.

Logo, que eu saiba, não existe muitas vagas por aqui.

Tendo feito o curso de graduação na UnB em economia, minhas sugestões são:

1) Estude para a ANPEC para tirar uma nota bem alta e conseguir passar no programa de economia da FGV-SP. Se você for o melhor aluno dessa turma, não tenho dúvida que você conseguirá uma vaga lá.

2) Estude para a ANPAD e faça o mesmo para o departamento de Administração da FGV-SP.

3) É possível que a USP tenha uma boa entrada no mercado financeiro também, tanto no departamento de Administração como economia.

4) O IBMEC é uma outra opção.

5) Se você for um aluno(a) excepcional do curso de graduação, é possível que os professores Daniel Cajueiro ou José Guilherme Resende possam te dar dicas especiais sobre o assunto.

6) Se você tiver $60.000,00 dólares e boas cartas de recomendação, uma opção é um mestrado profissionalizante no Estados Unidos para depois trabalhar no mercado americano.

Cursos de especialização no Brasil variam muito e acho difícil te dar uma indicação boa sobre o assunto. Muitos são apenas caças-níquel.

comentou Dez 23, 2015 por danielcajueiro (5,501 pontos)  
Eu daria uma resposta muito próxima dessa!
...