Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

É possível ter uma boa base econômica estudando um livro de introdução(Mankiw) e depois estudar só por livros de matemática aplicada a economia?

+1 voto
230 visitas
perguntada Dez 28, 2015 em Economia por eco1911 (161 pontos)  

Digo isso pela pouco tempo disponível para estudos. Estudaria math aplicada e para caso específicos iria para artigos. Uma dedicação diária de estudos de 3 horas.

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Dez 29, 2015 por danielcajueiro (5,251 pontos)  

Não!

Se você especificar exatamente o que você está buscando e seu background fica mais fácil dar uma resposta precisa sobre o assunto. Entretanto, de uma forma geral, a resposta é negativa. O problema não está com o livro do Mankiw (que sendo honesto conheço muito pouco), mas com o que é teoria econômica. A base de teoria econômica é Microeconomia e se você deseja entender Teoria Econômica de forma ampla, eu sugiro que você estude com cuidado esse tópico. Se você for aluno de Graduação, um bom material para começar são as notas de aula do Professor José Guilherme de Lara Resende da UnB, que provavelmente deverão se tornar um livro no futuro. Se você for aluno de pós-graduação, de forma genérica, eu sugiro que você estude o Microeconomic Theory - Andreu Mas-Colell and Michael D. Whinston. Conhecendo bem microeconomia, você estará habilitado para investir em qualquer campo da área de economia.

Em relação a matemática necessária, depende um pouco do seu nível e do foco que você deseja. No nível de graduação, eu sugiro que você dê uma olhada nessa resposta que dá informações sobre referências do curso de Economia Quantitativa I.

No nível de pós graduação depende muito do que você deseja focar. Em geral, você não perde investindo tempo em (nessa ordem):

Análise no \(\mathbb{R}^n\)
Otimização
Análise Convexa
Teoria da Medida
Análise Funcional

comentou Dez 29, 2015 por eco1911 (161 pontos)  
Muito obrigado pela resposta.
Me graduei em economia em 2014, mas sinto que minha base é muito fraca, tenho uma noção geral das coisas, mas acho que nada aprofundado.
Quando pego o Varian (de graduação) para ler, o acho muito elementar e acabo ficando entediado, porém acredito que não tenho base para Mass Colel (não fiz Análise).
Não sei no que me aprofundar, gosto de finanças e de projeções macroeconômicas, porém não tenho muito gosto pelos livros de macro da graduação por não gostar da abordagem IS-LM.
Citei o intro do Mankiw, pois o li inteiro antes de entrar na faculdade e sinto que o que sei de economia aprendi nele. Econometria aprendia na I.C. primeiro no software e depois que fui ver no papel como funciona.
Por não ter um foco estava pensando em ir estudando pelo livro do Chiang e depois Simon, até definir uma área de estudo em específico.
Grato.
comentou Dez 29, 2015 por danielcajueiro (5,251 pontos)  
Se você é economista, você deve estar sendo duro consigo mesmo. De fato, economia é uma área difícil, pois um curso de graduação dá apenas uma visão geral. Isso ocorre porque a base da economia é microeconomia, que depende por sua vez muito de matemática.
comentou Dez 29, 2015 por eco1911 (161 pontos)  
Espero que seja isso, iriei focar em micro no momento então. Sou estudante voraz do Coursera, mas sinto falta de me aprofundar.Tem vários posts interessantes aqui no site, devo achar boas bibliografias de micro aqui.  
Obrigado pela atenção e parabéns pelo site!
...