Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual a proposta do curso Métodos Computacionais em Economia do Programa de Doutorado (e mestrado) em Economia da UnB?

+1 voto
1,018 visitas
perguntada Jan 12, 2016 em Economia por danielcajueiro (5,666 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jan 12, 2016 por danielcajueiro (5,666 pontos)  

Eu leciono esse curso há vários anos na UnB (desde 2008) quase que anualmente. Esse curso é dividido usualmente em duas partes:

Na primeira parte é feita uma introdução a linguagem estruturada (isso é feito na primeira semana do curso que é optativa para aqueles que já programam) e ao projeto e análise de algoritmos.

Na segunda parte do curso (dependendo do semestre, do interesse do professor e dos alunos) exploramos a primeira parte do curso para lidar com alguns dos problemas considerados nessa resposta.

Nas últimas versões do curso que foram apresentadas em 2016 e 2017 a segunda parte do curso foi focada em tópicos de Machine Learning e Deep Learning. Os sites dessas versões do curso são: Curso de Métodos Computacionais de 2016 e Curso de Métodos Computacionais de 2017.

É válido mencionar que o curso não é focado em uma linguagem específica e o estudante é convidado para usar uma linguagem de sua escolha. Exemplos de sala de aula são feitos em Python ou Matlab e algumas soluções de exercícios são disponibilizadas em Python, Matlab, C++ ou R. Entretanto, as últimas versões do curso tem usado cada vez mais python pela adequabilidade a proposta do curso.

A lista de referências usada em versões anteriores desse curso está apresentada aqui.

comentou Jan 18, 2016 por Uriel Caiado (6 pontos)  
Posso pegar essa matéria durante a minha graduação em Economia pela UnB?
comentou Jan 18, 2016 por danielcajueiro (5,666 pontos)  
Uriel, em teoria eu acho que SIM.  A matéria é oferecida para alunos de mestrado e doutorado em economia. Logo, existem várias questões:

1) Eu não sei como funciona a burocracia exatamente.

2) Normalmente, quando alunos se matriculam de forma não usual, a secretaria pede autorização. Não me lembro de ter tido um aluno de graduação nessa disciplina, mas até hoje nunca rejeitei matricúlas. Quando eu rejeitaria? Se a turma ficasse com um número acima do "normal" de alunos, perdendo o formato de disciplina optativa de pós-graduação, que atrapalharia o formato do curso.

3) Se você tiver feito bem o curso de Quant I, acredito que você tem condições de acompanhar. Entretanto, é um curso puxado com muitos exercícios (jindividuais) valendo nota e com prova também - com um formato bem diferente de um curso de graduação. Logo, não aconselho você fazer se estiver com restrição de tempo.
...