Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como corrupção afeta os países ou a população desses países?

0 votos
143 visitas
perguntada Mar 12, 2016 em Economia por danielcajueiro (5,726 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Mar 12, 2016 por danielcajueiro (5,726 pontos)  

As leis usuais de economia normalmente não funcionam bem em economias com altos níveis de corrupção. De forma simples, em teoria econômica, aprendemos que as pessoas e empresas se esforçam muito, pois desejam ter melhores retornos pelos seus produtos ou ações.

Em países com altos níveis de corrupção, empresas não se esforçam para melhorar seus produtos ou serviços ou, ainda, reduzir seus preços, pois já sabem que via corrupção já garantiram a venda de seus produtos. Uma vez que não necessariamente as melhores empresas são aquelas mais bem sucedidas, existe uma alocação ineficiente de recursos. Existe também pouco interesse de outras empresas em desenvolverem melhores produtos (ou tecnologia), pois já sabem que o mercado está garantido para outros via corrupção. Infelizmente, os maiores beneficiados não aqueles que promovem a corrupção (ou corrompendo ou sendo corrompidos).

A população paga preço alto tendo acesso a produtos ruins, caros e de baixa tecnologia e também, muitas vezes, bancando o cenário de corrupção com os seus impostos.

Para saber mais (contribuição do Prof. Claudio Shikida):

Bardhan, P. (1997). Corruption and Development : A Review of Issues. Journal of Economic Literature, 35(3), 1320–1346.

Tanzi, V. (2013). Corruption and the economy. Filozofija i drustvo, 24(1), 33–59. doi:10.2298/FID1301033T

...