Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que são cáries de radiação?

+2 votos
513 visitas
perguntada Abr 16, 2016 em Odontologia por marcelo_papini (306 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Abr 16, 2016 por Sabrina Oliveira (391 pontos)  
selecionada Abr 17, 2016 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

As cáries de radiação são cáries decorrentes do emprego da radioterapia na região da cabeça e do pescoço, a qual exerce efeitos danosos diretamente nos dentes, por modificar o esmalte que os recobre, tornando-os mais vulneráveis a cáries.
Esse tipo de cáries se caracteriza pela progressão rápida e pela forma mais agressiva com que atinge os dentes. Sem tratamento, a doença pode levar à destruição completa da coroa dental e à desmineralização dos dentes.
Além dos efeitos diretos sobre os dentes, a radiação atua indiretamente, aumentando o risco de cárie por meio de diminuição do fluxo salivar. Tal redução, denominada xerostomia [boca seca], é consequência direta do tratamento radioterapêutico e propicia o surgimento das cáries de radiação.
O paciente irradiado produz pouca saliva e de qualidade pobre, incapaz de neutralizar os ácidos secretados e de remineralizar o esmalte dos dentes.
Para evitar o desenvolvimento da cárie de radiação, é necessário reforçar o escovamento eficiente dos dentes e recorrer a saliva artificial, a bochechos e a enxaguantes bucais.
Além do uso dessas substâncias, é de fundamental importância que os pacientes pratiquem uma dieta nutritiva não cariogênica.

...