Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como realizar pesquisa com cliometria?

+1 voto
315 visitas
perguntada Mai 22, 2016 em Economia por Raíssa (451 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Jun 9, 2016 por Leonardo Monasterio (26 pontos)  
selecionada Jun 9, 2016 por Raíssa
 
Melhor resposta

"Hoje não há mais grande diferença entre a pesquisa  cliométrica e o restante da Economia. Nos anos 60, era inovador pensar em hipóteses testáveis e contrafactuais na pesquisa histórica. Hoje, isso é o padrão. Qualquer número do  Journal of Economic History mostra que a hisória econômica compartilha os métodos das outras áreas. E a maior parte dos textos recentes também incorpora as ferramentas da Revolução da Credibilidade: variáveis instrumentais, descontinuidade, diff-in-diff e outras.  Uma prova da convergência da história econômica com o restante é que boa parte dos novos textos foram publicados nos top journals gerais da economia (AER, QJE...)

A principal diferença da pesquisa cliométrica é no valor que se dá à coleta de dados históricos. Mergulhar nos arquivos públicos, publicações esquecidas, fontes históricas obscuras são muito bem-vindas. (Solow escreveu que o historiador econômico era o pesquisador com alta tolerância ao pó. Hoje, graças às fontes digitalizadas no Brasil e fora, até os asmáticos podem trabalhar na área.).

Há muito o que fazer em história econômica no Brasil. Há muita opinião e pouca evidência empírica. Até mesmo os Censos oficiais não foram devidamente explorados. Isso tudo é ótimo. Significa que existe muito dado de acesso fácil que apenas aguarda pesquisadores motivados e bem treinados no instrumental da pesquisa empírica.

Em termos mais práticos, além de conhecer as ferramentas (micro, macro e econometria...), a dica é ler:


  • Os números recentes do Journal of Economic History para aprender o jeito de pensar e escrever dos pesquisadores atuais;
  • A literatura tradicional brazuca em história econômica e questionar: a) há evidências para as afirmações?  b) o que o autor afirma está de acordo com algum modelo econômico sensato? Esse exercício serve para sugerir problemas de pesquisa.


comentou Jun 9, 2016 por Raíssa (451 pontos)  
Que show de resposta! Muito obrigada, Leonardo!
comentou Jun 10, 2016 por danielcajueiro (5,376 pontos)  
Vou dar uma pequena contribuição no tema citando o Blog  do Leo Monastério que que em grande parte versa sobre Cliometria: http://lmonasterio.blogspot.com.br/search/label/Cliometria
+2 votos
respondida Mai 25, 2016 por Giovanni Beviláqua (362 pontos)  

O termo Cliometria remete à Clio, uma das noves musas da mitologia grega.

Segundo a mitologia, após a vitória dos deuses do Olimpo sobre os Titãs, Zeus criou divindades capazes de cantar a vitória e perpetuar a glória dos Olímpicos. Estas divindades são as Musas.

Clio era a musa da História e costumava ser representada sob o aspecto de uma jovem coroada de louros, tendo na mão direita uma trombeta e na esquerda um livro intitulado "Tucde". "Aos seus atributos acrescentam-se ainda o globo terrestre sobre o qual ela descansa, e o tempo que se vê ao seu lado, para mostrar que a história alcança todos os lugares e todas as épocas."

Desta forma e considerando esta referência à musa, a Cliometria é o estudo quantitativo da história e constitui-se de um ramo de pesquisa econômica que foi iniciado na década de 1960 por economistas norte-americanos ao estudarem os impactos sobre a economia advindos do desenvolvimento das ferrovias, o termo foi utilizado pela primeira vez pelo economista matemático Stanley Reiter.

Para outros esclarecimentos sugiro a leitura dos seguintes textos:

Os dois sobre a ponte

What is cliometrics?

...