Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Monte Carlo aplicado a finanças e gestão de risco

0 votos
97 visitas
perguntada Mai 27, 2016 em Finanças por danielcajueiro (5,251 pontos)  

[Pergunta de um estudante do departamento de economia da UnB via LinkedIn]

Sou da área de gestão de risco em um fundo de pensão, mas uma das minhas funções principais é fazer valuation de empresas da nossa carteira. Uma das opções de modelagem de riscos de uma empresa é a simulação de Monte Carlo. Utilizo quase que exclusivamente o excel no trabalho. Por onde você sugeriria eu começar a estudar Monte Carlo e como fazer a simulação? Teria livros ou softwares para recomendar?

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Mai 27, 2016 por danielcajueiro (5,251 pontos)  

Métodos de Monte-Carlo sâo uma das ferramentas mais legais para lidar e também entender problemas que dependem de variáveis aleatórias.

Uma apresentação básica da idéia está disponível nessa publicação:

O que é o método de Monte Carlo

Nesse link também já está disponível algumas implementações do método. Um outro exemplo bem legal para entender como funcionam os Métodos de Monte Carlo está aqui:

Quantas figurinhas eu preciso comprar para preencher um álbum de figurinhas?

Talvez excel seja útil para lidar com bases em CSV e outras contas simples, mas difinitivamente Excel não é adequado para fazer simulações mais sérias. Eu sugiro fortemente o Python para a maioria das implementações, principalmente pela simplicidade e legibilidade. Se você não tem experiência anterior com Python ou outra linguagem de programação, eu sugiro que você dê uma olhada aqui nesse link:

Como iniciar em Python?

No nosso curso de Métodos Computacionais em Economia da UnB desse ano, nós exploramos bastante implementação em Python. Logo, talvez seja útil você dar uma olhada pelo menos nas aulas 1 a 4 desse link de material do curso.

Em relação a referências, existem algumas referências interessantes.

O nosso livro Uma Introdução aos Métodos Estatísticos para Economia e Finanças apresenta vários tópicos básicos e mais avançados de estatística usando simulações Monte Carlo. Talvez olhando essas idéias, você ganhe maior intuição em como construir simulações Monte Carlo.

Outras duas referências adequadas são:

Numerical methods in economics - Kenneth Judd [Capítulo 8]

Monte Carlo Methods in Financial Engineering - Paul Glasserman (embora essa referência apresenta alguns tópicos relacionados com finanças em tempo contínuo que não são triviais, mas acho que a parte de monte carlo dá para ser seguida sem problemas)

...