Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como posso começar a estudar Econofísica e quais são as ferramentas necessárias?

+1 voto
1,736 visitas
perguntada Jun 2, 2016 em Economia por Voller Silas (11 pontos)  

Sou estudante de física na UFMG e tenho interesse em estudar Econofísica. É um ramo novo de pesquisa, entretanto na UFMG não tem nenhum pesquisador que pesquise isso.Estou em dúvida de como começar.

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Jun 4, 2016 por danielcajueiro (5,761 pontos)  

Como já respondi aqui, eu vejo econofísica como um papel parelelo aquele de econometria na área de Economia: "Eu penso econofísica como uma tentativa de abordar perguntas em economia usando contribuições das áreas de sistemas complexos (principalmente)." Logo, para você fazer um bom trabalho em econofísica, você precisa saber quais são as perguntas de pesquisa importantes em economia que ganhariam com contribuições de sistemas complexos. Em economia, antes de fazer qualquer trabalho é fundamental você saber o que perguntar. De fato, vejo isso como um problema da área de econofísica de uma forma geral. Muitas pessoas tentam fazer modelos de econofísica sem conhecer o suficiente de economia ou até mesmo conhecer com cuidado a literatura básica da área que se deseja contribuir.

Como você é estudante de física, minha sugestão é que antes de qualquer coisa, você identifique a área que você gostaria de contribuir em economia. Depois eu tentaria seguir os passos dessa resposta:

Que cuidados eu devo ter antes de iniciar a minha pesquisa em econofísica?

Em relação a formação básica de economia para fazer boas contribuições na área, você precisaria antes fazer uma escolha da área. Existem muitas áreas de economia! Uma boa forma de você identificar a sua área de interesse, é entrar em Jornais da American Economic Association e identificar tópicos de pesquisa que te interessam. Mas, será que é possível aprender economia com alguns poucos livros?

Em relação a formação básica de outras áreas. Eu defendo que quanto mais você souber de estatística (principalmente estatística básica, modelos de regressão, modelos de painel de dados e modelos de séries temporais), ciência da computação (projeto de algorítmos e python) ou Matemática (Análise, Medida e Análise Funcional Aplicada), mas fácil ficará sua vida.

Acho que essa resposta de como um estudante de engenharia pode migrar para economia (embora não seja seu objetivo) e essa outra sobre mitos na área de economia pode realçar alguns pontos.

Finalizando, nunca se esqueça do que é economia.

comentou Jun 4, 2016 por Voller Silas (11 pontos)  
Análise que você diz é análise real(livros do elon)?
comentou Jun 5, 2016 por danielcajueiro (5,761 pontos)  
Sim, os livros do Elon são exemplos de livros de Análise Real. São referências básicas de qualquer programa de pós-graduação sério de economia. Por exemplo, aqui na UnB o curso de mestrado começa em Janeiro com um curso de Análise na Reta baseado no primeiro volume do Elon. Depois, no primeiro semestre, os alunos são apresentados a Espaços Métricos e Otimização. Acho que a referência (além das notas de aula do professor) é o livro Real Analysis with Economic Applications - Efe Ok. Embora o título seja "Análise Real", o conteúdo é tipicamente Análise Funcional e Otimização. Se você tiver interesse no livro e não tiver experiência com o assunto, eu sugiro você dar uma olhada antes no livro "Introductory Functional Analysis with Applications - Erwin Kreyszig", pois o livro do Efe Ok é um livro bem duro.
...