Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual o modo mais eficiente de alocação de tempo de estudos para o curso de graduação em Economia?

+1 voto
142 visitas
perguntada Jun 16, 2016 em Cotidiano por Stuart Mill (1,164 pontos)  

Qual a melhor rotina de estudos para um graduando em Economia? Que matérias devem ser privilegiadas? Qual a proporção de estudo teórico/exercícios?

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 17, 2016 por danielcajueiro (5,806 pontos)  
selecionada Nov 7, 2016 por Stuart Mill
 
Melhor resposta

Eu vou ser pragmático e não vou considerar que existem várias disciplinas obrigatórias em currículos de graduação em Economia (principalmente nas universidades públicas) que deveriam ser no mínimo optativas.

Que matérias devem ser privilegiadas?

Essa pergunta remete a outras perguntas: O que realmente diferencia um economista de um outro profissional? O que é economia estuda? Como mencionei já aqui, Economia estuda a escolha das pessoas, governos, firmas... Então você deve buscar disciplinas que te ajudem na aquisição desse conhecimento. Existem dois grupos de disciplinas que você deve privilegiar:

(1) Disciplinas que lidem diretamente com esse tipo de informação:

Em minha opinião qualquer disciplina de Microeconomia ou Econometria deveria ser cuidadosamente considerada.

(2) Disciplinas que auxiliem no aprendizado de Economia:

Nesse grupo incluem disciplinas de Economia Quantitativa (não obrigatórias), qualquer disciplina de cálculo ou álgebra linear (vai te dar robustez em matemática), disciplinas extras de Inferência Estatística (por exemplo, Estatística Multivariada) e disciplinas introdutórias de Programação Computacional.

Qual a proporção de estudo teórico e exercícios?

Disciplinas quantitativas se aprendem através de exercícios. Existem livros muito bons de exercícios. Evite exercícios que sejam apenas repetição, mas aqueles que adicionem conteúdo extra. É difícil dizer a proporção exata, mas acho que para cada tema de estudo, você deveria gastar algum tempo com exercícios.

...