Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Eu sou estudante de economia, em qual linguagem de programação eu devo focar?

0 votos
4,078 visitas
perguntada Jun 26, 2016 em Economia por danielcajueiro (5,566 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Jun 26, 2016 por danielcajueiro (5,566 pontos)  

Infelizmente, não dá pra pensar em termos de linguagem de programação de forma isolada, pois se você fizer isso, seu trabalho será muito grande construindo novamente a roda.

Tendo dito isso, eu hoje acho a melhor linguagem para começar Python (mas veja o entretanto abaixo), pois ela é simplesmente fantástica para aprender a programar corretamente.

Vale a pena você olhar aqui também: Quais os softwares indispensáveis na vida de um economista?

ENTRETANTO:

Nos cursos básicos de Econometria, que eu saiba a linguagem mais usada é o R (Eviews tinha esse papel no passado). Eu vejo R como uma excelente opção para Regressões Complexas ou tópicos específicos de estatística.

Se você for trabalhar com Microeconometria, o Stata é o mais popular, pois muito está pronto lá.

O Matlab é muito comum na comunidade de Modelos Estruturais em Econometria. Algumas áreas que lidam com modelos estruturais ainda usam Fortran (curioso não?)

Finalmente, o Python é uma excelente linguagem para fazer todo o resto, pois ela é super bem construída e focada na legibilidade do código. Por exemplo, para a comunidade de Machine Learning ela é a mais adequada. Vários grandes economistas também já estão defendendo o uso dessa linguagem. Veja por exemplo: Quantitative Economics

Entretanto, note que Python embora não seja popular em todas as áreas de economia, isso não significa que você não pode fazer essas coisas básicas com ela. Dê uma olhada por exemplo em:

Por que eu deveria aprender Python?

Séries temporais em Python

Regressões em Python

Python para dados

Caderno de Python para Introductory Econometrics

Projeto de algoritmos usando Python

Site do nosso curso de Métodos Computacionais em Economia da UnB.

...