Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Python. O que um estudante de economia deve aprender depois do "HelloWolrd"?

+4 votos
835 visitas
perguntada Jun 27, 2016 em Economia por Pedro Meiners (51 pontos)  

Já sei o básico da linguagem, mas e agora? O que devo fazer? Que problemas devo tentar resolver? Existem tutoriais que focam no Python para economia? O que devo aprender depois da sintaxe?

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 29, 2016 por danielcajueiro (5,641 pontos)  

Vamos tentar colocar os pingos nos "i"s:

O que é o básico?

Dessa resposta aqui:

Um programador conhece o nível básico se ele é hábil para implementar algoritmos simples, em sua linguagem de escolha, usando controles de fluxo e loops. O ideal é que já seja capaz de modularizar seu código usando funções.

O que vem em seguida?

Existem vários caminhos que você deve/pode tomar:

1) O primeiro dele é entender que um mesmo problema computacional pode ser resolvido de várias formas e elas não são equivalentes. De fato, a dependendo da solução que você usar para o seu problema, isso pode significar que seu programa gastará uma hora para te apresentar a solução ou vários dias. O python é uma linguagem perfeita para lidar com essa área de estudo conhecida como Projeto de Algoritmos.

Eu sugiro você começar pelo livro "Introduction to the Design and Analysis of Algorithms - Anany Levitin". Você também pode utilizar o site do nosso curso de Métodos computacionais em Economia da UnB. Você ainda pode usar o Caderno de Projetos de Algoritmos em Python do PRorum.

2) Talvez eu esteja forçando um pouco a barra, mas cada vez mais é essencial você desenvolver Noções de Orientação a Objetos. Esse conhecimento será útil tanto para você usar com mais facilidade as bibliotecas do Python, como também para estendê-las se você desejar. Uma boa referência para começar é o livro Think Python.

Alguns exemplos interessantes também estão na página de nosso curso que lida com esse tema.

3) Aborde problemas de seu interesse e tente resolvê-los com Python. Existe uma lista de problemas/aplicações aqui nessa resposta e algumas bibliotecas que podem ajuda-lo a lidar com esses problemas. Vou resumi-los aqui:

a) Modelos de Econometria e Métodos de Monte Carlo

Vale a pena também dar uma olhada no nosso Caderno para Introductory Econometrics.

b) Modelos DSGE

c) Modelos Baseados em Agentes

d) Problemas na área de finanças

\(\vdots\)

Qual a sua área de interesse? Que problema em economia você gostaria de resolver usando métodos computacionais em Python? Invista tempo nesses problemas.

4) Encontre uma comunidade que divide os seus mesmos interesses. Por exemplo, suponha que você tem interesse em econometria. Existem vários ramos do StatsModels (biblioteca do python) que estão sendo desenvolvidos. Que tal ajudar no desenvolvimento dessa biblioteca. Uma das melhores formas de aprender é lidando com problemas reais.

...