Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual a melhor estratégia de ação no jogo Monopoly (ou Banco Imobiliário)?

+2 votos
4,797 visitas
perguntada Jun 29, 2016 em Entretenimento por Stuart Mill (484 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Out 28, 2016 por Stuart Mill (484 pontos)  

Eu acho que não é necessário fazer nenhum cálculo para perceber que a melhor estratégia do jogo, no início, é simplesmente comprar todas as propriedades em que você cair. Caso contrário, outro jogador o fará e aumentará a esperança de dinheiro pago por rodada. O perigo cresce quando um jogador começa a acumular propriedades de mesma cor. Quando o jogo se desenvolve, cresce a diferença dos pagamentos de propriedades de casas e hotéis em relação a companhias de utilidade ou de transportes. Assim, é importante começar a trocar cartas com outros jogadores de modo a adquirir cartas da cor que se tem mais, podendo para isso inclusive abrir mão das companhias. Num ponto mais avançado do jogo, quando os jogadores estão construindo casas e hóteis, deve-se pensar bastante no timing em que se comprará novas casas e hóteis para as suas propriedades. A hora para isso é esperar que os outros jogadores se aproximem de sua área de casas no tabuleiro, e em outras situações guardar o dinheiro para se proteger contra possíveis alugúeis que você tenha que pagar.

comentou Nov 2, 2016 por danielcajueiro (5,356 pontos)  
Eu acho que essa é uma pergunta super interessante e acho que sua resposta parece bem próxima a estratégia que adotava quando jogava esse jogo quando era criança ou adolescente. Acho que existem alguns detalhes que podem ainda serem considerados (talvez eles não apareceram diretamente no problema, mas pode ser que sim (:-)):

1) A grana incial do jogo é suficiente para comprar todas as propriedades de que você desejar? E se não for, como estabelecer um limiar para que todas as propriedades que satisfaçam esse critério sejam compradas? Obviamente, existem propriedades que são mais interessantes que outras! Existem dois tipos de estratégias diferentes: (a) Comprar propriedades da mesma cor; (b) Comprar propriedades para que seus adversários não completem propriedades da mesma cor.

De fato, quando penso em escolha tendo como base um limiar, eu me lembro do problema da secretária (embora esse problema seja um problema de parada ótima): http://prorum.com/index.php/1968/como-otimizacao-pode-me-ajudar-encontrar-amor-da-minha-vida

2) Qual a relação entre o ganho dado por companhias de utilidade ou transporte em relação as propriedades. Se no início do jogo, tenho a opção de compra-las, devo compra-las ou guardar o dinheiro para comprar propriedades ou construir?

3) Qual a grana que você sempre deve manter em caixa para evitar que você quebre? Como vc mesmo mencionou em sua resposta, deve existir um momento "ótimo" para construir. De fato, isso está relacionado com a grana que deve ser guardada em caixa. Sempre que você tiver mais dinheiro que esse valor (que você deve guardar), vc deve usa-lo para construir hoteis. Existe uma forma simples de calcular o valor que deve ser usado e valor que deve ser guardado em caixa.

4) Quais as condições que deve ser consideradas para a troca de cartas?

5) Lembre que não necessariamente todas as casas do tabuleiro ocorrem com a mesma chance. Por exemplo, as cartas podem leva-lo a lugares inesperados (por exemplo, a prisão). Logo, conhecendo essas probabilidades que podem ser facilmente calculadas usando simulação, você pode calcular o retorno do investimento de cada uma delas.

6) Como poderíamos pensar numa versão super simples desse jogo em que poderíamos formalmente calcular todas essas propriedades?

7) É possível simular o jogo computacionalmente e testar as estratégias. Também poderíamos pensar num torneio no estilo do torneio do Robert Axelrod: http://prorum.com/index.php/1716/por-que-as-pessoas-sao-gentis?show=1716#q1716 em que as pessoas submetessem suas estratégias e elas fossem testadas em simulações.

8) É válido mencionar que Monopoly já foi mencionado em revistas super legais e reconhecidas de matemática recreativa. Ver por exemplo "How fair is monopoly - Ian Stewart. Scientific American April 1996." Deve ter outras publicações interessantes sobre o assunto. Existe também um livro conhecido sobre o assunto "
Winning Monopoly: A Complete Guide to Property Accumulation, Cash Flow Strategy, and Negotiating Techniques When Playing the Best-Selling Board Game - Kaz Darzinskis (embora eu não tenha lido)
...