Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais os maiores desafios para se fazer pesquisa no Brasil?

+1 voto
58 visitas
perguntada Ago 30, 2016 em Academia por Raíssa (616 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Set 1, 2016 por danielcajueiro (5,641 pontos)  

Alguns acham que é a criação de mais recursos públicos para fazer pesquisa. Eu discordo completamente dessa opinião.

Eu discordo completamente dessa opinião. Eu vejo três grandes desafios:

1) Incentivos corretos: Um dos grande problemas no Brasil é a falta de incentivos para fazer pesquisa. Do ponto de vista do maior empregador Brasileiros de cientistas (que é a universidade pública) todos os pesquisadores são iguais. Tem basicamente o mesmo salário e os mesmo benefícios. Isso não se deve só em relação a salário, mas em benefícios indiretos. Por exemplo, o espaço disponível é sempre o mesmo e usualmente uma pequena sala. É muito difícil criar um laboratório para seu grupo, mesmo que ele tenha o dinheiro.

2) Recursos privados: O pesquisador brasileiro deve começar a buscar recursos privados para financiar seu trabalho e a legislação deveria ser bastante permissiva em relação a isso. O financiamento do trabalho pode ser para retorno pessoal ou para manter seu grupo ou "hardware". Nos Estados Unidos, a maioria dos grandes pesquisadores são mantidos via recursos privados. Não deveria haver nenhuma restrição para ganhos pessoais do pesquisador e deveria haver incentivos para que a pesquisa fosse feita com recursos privados. Se hoje eu tiver dinheiro para montar um prédio na UnB com recursos privados, eu não consigo.

3) Avaliação de pesquisa: A avaliação de pesquisa no Brasil é baseada mais em política do que em qualidade. Eu discuto esse tópico aqui, aqui e aqui.

...