Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais os teoremas mais bonitos em Teoria Econômica?

+1 voto
68 visitas
perguntada Out 1, 2016 em Economia por eco1911 (161 pontos)  

Se puder apresentar a prova também, melhor ainda.

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Out 4, 2016 por danielcajueiro (5,376 pontos)  

Existem muitos teoremas... É uma ciência feita de teoremas (:-)!

Adoro finanças:

Fundamental theorem of asset pricing: Preços de ativos excluem arbitragem se, e somente se, existe um funcional de apreçamento positivo. Ou seja, com esse funcional de apreçamento somos capazes de apreçar direitos contigentes (ou payoffs).

Esse é um pilar super intuitivo e importante de finanças.

Um outro resultado clássico é

Teoria Média-Variância: Um payoff está na fronteira média-variância se, e somente se, ele está no subespaço gerado pelo Kernel de valor esperado (considerando a representação de Riesz) e o Kernel de apreçamento (que é o fator de desconto tb considerando a representação de Riesz). Esse resultado é um dos pilares para chegarmos ao modelo clássico do CAPM. Além disso, eles nos dá uma visão completa de como carteiras são e devem ser escolhidas. Por exemplo, você não vai ser remunerado por risco diversificável em equilíbrio.

Se você gosta de finanças, dê uma olhada aqui

Em micro também temos resultados lindíssimos... Um deles é:

Existência do equilíbrio de Nash: Um conjunto de estratégias é um equilíbrio de Nash se um agente conhecendo as estratégias dos outros agentes, não tem interesse em mudar a sua própria estratégia. O equilíbrio de Nash nos dá um poder fantástico de previsão de comportamento de agentes.

Veja o exemplo do Dilema do Prisoneiro aqui!

...