• Antes do Exemplo, fica a sugestão de leitura do livro: Strategic Investment – Real Options and Games. Han T J Smit and Lenos Trigeorgis.
A aplicação de opções reais, trata-se de realizar uma flexibilização no possível investimento, de modo a criar uma opção de altera-lo em caso de mudanças no mercado. No caso de uma opção de expansão, seria favorável em caso de uma melhora na situação geral do mercado.
Sendo assim, trata-se de uma estimação de uma escolha da seguinte forma
\( C= max(S,\alpha S-X)\)
Em que \(\alpha\) é um valor positivo maior do que 1, que representaria o crescimento da firma após a expansão. X seria o custo de investimento para chegar a essa expansão. S é o valor do lucro líquido da empresa.
Seja então o seguinte exemplo:
- A taxa de desconto é igual a 10%
- A probabilidade de ocorrência de cada valor é de 50%.
- Caso não ocorram alterações no mercado, o valor do fluxo de caixa permanece o mesmo, que seriam no caso dois possíveis cenários, o primeiro com o valor 10 e o segundo com valor 12.
- O investimento inicial do projeto é de 5 unidades.
Logo, temos que o primeiro VPL da empresa é calculado da seguinte forma:
\( VPL_1 = 0,5.12/1,1 + 0,5.10/1,1 - 5 = 5\)
A partir desse momento, podemos ter dois possíveis cenários a seguir, o primeiro em que o mercado permanece como está, e o segundo em que ocorre uma melhora.

Cenário 1: O mercado não se altera, e com isso, o VPL para o próximo período permanece o mesmo.
Cenário 2: Ao chegar ao segundo período o mercado melhora, e cria a possibilidade de expansão para a empresa, com isso, o empreendedor pode escolher realizar um investimento no valor de 10 unidades e receber em troca conseguir um faturamento de 20 unidades. Com \(\alpha=2\) e com os possíveis ganhos de 24 e 20 unidades.
\(VPL_2=0,5.24/1,1+0,5.20/1,1-10 = 10\)
Nesse caso, utilizando a opção, o empreendedor investiria na expansão.