Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais foram as principais contribuições do Cournot para teoria econômica?

+1 voto
104 visitas
perguntada Mai 28, 2017 em Economia por Raíssa (616 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jul 30 por Raíssa (616 pontos)  
editado Jul 31 por Raíssa

Cournot pode ser considerado o pai da Econometria, por ter feito a primeira representação matemática mais robusta (inteligível e simples), que servirá de base para Walras e seu modelo clássico de Equilíbrio Geral. Apenas a partir da representação algébrica da Economia que podemos fazer modelos testáveis!

Ademais, Cournot desenvolveu um importante modelo de competição entre firmas, cujo caso específico de duopólio e oligopólio ficou consagrado na teoria econômica. No entanto, o modelo poderia ser estendido para competição perfeita. E a extensão é feita no livro Recherches Sur Les Principes Mathématiques De La Théorie Des Richesses , para um caso limite.

Ele antecipou o conceito de Equilíbrio de Nash, ao formular um problema de caráter interdependente entre agentes econômicos (no caso específico de seu livro, com firmas) cuja solução converge em um equilíbrio, que mais tarde será denominado equilíbrio de Nash.

É interessante observar os autores clássicos, pois eles relatam os problemas da construção da teoria. Cournot no livro Recherches diz que usa uma função côncava para se obter solução de equilíbrio, mas que a função objetivo poderia plausivelmente não ser côncava.

...