Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais os melhores podcasts na área de economia?

+3 votos
5,115 visitas
perguntada Mar 28, 2015 em Economia por gustavomp (21 pontos)  
reclassificado Mar 28, 2015 por danielcajueiro

Gostaria de começar citando o brasileiro Econometricks, mas também são válidos podcasts em outros idiomas (preferencialmente inglês).

Compartilhe
comentou Mar 28, 2015 por danielcajueiro (6,046 pontos)  
Essa é uma pergunta bem interessante, pois podemos de forma colaborativa fazer um levantamento dos melhores podcasts da área!

3 Respostas

+2 votos
respondida Fev 3, 2019 por Stuart Mill (1,434 pontos)  
selecionada Fev 4, 2019 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

Além do já citado Econ Talk, do Russ Roberts (que sempre traz pessoas muito interessantes em suas entrevistas), gostaria de mencionar:

  • Freakonomics Radio: A versão de podcast do livro homônimo e tratando de temas semelhantes, o programa traz a abordagem econômica para situações inusitadas. Tanto economistas importantes (como Thaler [Nobel], recentemente, e o próprio Levitt [Medalha Clarke]) e CEOs famosos (como o Zuckerberg, do Facebook, e Indra Nooyi, da PepsiCO) já participaram. Embora seja muitas vezes menos "sólido" que o EconTalk, na minha opinião, o Freakonomics traz muitos insights interessantes.

  • ContraKrugman : A autodefinição do propósito do podcast é "refutar a coluna do Krugman toda semana". O podcast apresenta análises econômicas dos assuntos da semana sob um viés austríaco.

  • The Economist Radio: O podcast da revista, apresenta de forma resumida as principais notícias e discussões do momento, abordando desde reflexões sobre pensamento econômico, até notícias de política internacional e seus impactos sobre a economia. O conteúdo é diário e bem diversificado.

  • Podcast Mises Brasil: É um podcast brasileiro com análises políticas, econômicas e filosóficas sob a ótica da escola austríaca, escola de Chicago e afins. Me parece que o posicionamento do podcast tende mais ao "liberal-conservative" do que ao libertarianismo (que é a posição predominante no ContrKrugman).

  • Revolushow: Este podcast de posicionamento socialista radical aborda principalmente política e história, e menos economia, pelo que percebi. Mas alguns episódios trazem análises de autores socialistas, como Lênin, Rosa Luxemburgo e, predominantemente, o próprio Marx.

  • Xadrez Verbal: Embora a temática predominante do podcast seja um compilado das notícias semanais de Política Internacional, frequentemente aparecem temas econômicos e, a cada episódio, há uma análise de uma economista em um dos quadros.

+2 votos
respondida Mar 28, 2015 por danielcajueiro (6,046 pontos)  

Embora eu não tenho ouvido (por falta de tempo) nenhum podcast, um dos melhores que conheço é o Econotalk do Professor Russ Roberts’s da George Mason University. É um podcast que discute temas bem recentes, muitas vezes relacionados com publicações acadêmicas e tem uma lista fantástica de convidados, entre eles vários nobéis.

+1 voto
respondida Jan 22 por Stuart Mill (1,434 pontos)  

Outros que descobri mais recentemente:

  • Economics Detective: Geralmente baseado em entrevistas, tem uma produção muito boa.
  • Emergent Order Podcast: O próprio título já entrega a influência hayekiana do podcast. Esse podcast nasceu como uma espécie de "spin off espiritual" do Econ Talk, porque é feito com um cara que trabalhou com o Russ Roberts nos vídeos de Keynes x Hayek (inclusive ele fez uma sequência, Mises x Marx). Inclusive no primeiro episódio a entrevista é com o Russ Roberts. O programa é baseado em entrevistas, mas o que chama a atenção é a qualidade dos entrevistados. Por exemplo, a McCloskey foi entrevistada no episódio 4, e o Bob Metcalfe (da Lei de Metcalfe) no episódio 6. Inclusive nesse episódio eles chegam a comentar o uso recente da lei dele sendo aplicada a mercados de criptomoedas (por exemplo, no paper do Sornette).
  • Peter Schiff Show: É um podcast bem clássico, mas mas focado em analisar e discutir notícias relevantes para o mercado financeiro sob uma perspectiva mais austríaca.
...