Eu fiz Engenharia Química na UFBA e não Economia.
No ensino médio não me dava bem com disciplinas que exigiam memorização e NÃO entendimento de conceitos.
No curso de Eng. Química esse problema de memorização quase desapareceu, pois ele apenas acontecia nas disciplinas de Química Orgânica e Química Analítica em que muitas coisas precisavam ser memorizadas (4 disciplinas no total).
A maioria das pessoas não sabe, mas o curso de Engenharia Química é muito mais Matemática e Física do que Química.
Para aprendizado, eu acho fundamental dois princípios:
(a) Gostar do que se estuda.
Se você gosta do que você está fazendo, cada vez mais você está disposto a gastar mais tempo, pois essa atividade se torna um tipo de lazer. Por outro lado, muitos defendem que quando você gosta de algo que você está fazendo, você fica muito mais focado (problema atual muito sério é a perda de foco, por exemplo, em redes sociais).
(b) Entender o que se estuda.
Um outro ponto é ir a fundo para entender o que estar estudando. Isso é custoso e envolve trade-offs de curto e longo prazo.
Resolver um problema usando uma receita de bolo dada em sala ou apresentada em um livro medíocre muitas vezes é suficiente para se sair bem numa prova [Payoff de curto prazo].
Entretanto, dois meses depois dessa prova, você não lembrará mais de nada (pelo menos no meu caso que sempre estou lendo coisas novas).
Entender um problema com mais cuidado te permite, mesmo que você se esqueça da solução específica do problema, reconstruí-la se for necessária 10 anos depois [Payoff de longo prazo]. Conceitos ficam guardados por muito tempo.
Na universidade, eu nunca estudava para uma prova específica. Normalmente, na véspera lia um livro que não tinha nada a ver com a prova, ía ao cinema etc.
Em relação as outras perguntas:
"Como estudar microeconomia hoje, por exemplo, e lembrar de tudo para sempre?"
Microeconomia é super conceitual e intuitiva e focada na solução de problemas importantes. Por exemplo, "Como famílias/consumidores fazem escolhas? Como firmas fazem escolhas? Como definir equilíbrio?
Tinha os seus momentos de lazer também?
:-) Tinha outras atividades de lazer também. No ensino médio: Violão, Guitarra, Xadrez, Cinema, Jiu Jtsu e outras artes marciais.
Continuo tendo várias atividades de lazer, mas agora várias delas se confundem com as atividades de minha filha que tem 5 anos: lista