Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O mestrado acadêmico em Economia (área de concentração em Finanças) da UCB (Universidade Católica de Brasília) é um bom programa de pós-graduação?

+1 voto
88 visitas
perguntada Abr 10 em Academia por Gilson (21 pontos)  

O mestrado acadêmico em Economia (área de concentração em Finanças) da UCB (Universidade Católica de Brasília) é um bom programa de pós-graduação?

Compartilhe
comentou Abr 10 por Gilson (21 pontos)  
Se possível, detalhe o porquê ou o porquê não.  Se possível também, em qual posição ele estaria em um ranking nacional de mestrados em economia?

1 Resposta

0 votos
respondida Abr 15 por danielcajueiro (5,296 pontos)  
editado Abr 15 por danielcajueiro

O programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Economia é avaliado como 6. Eu diria que deve estar entre os 10 ou 15 melhores programas do Brasil. Eu pessoalmente tenho bastante carinho por esse programa, pois fui coordenador entre 2004 e 2008 desse programa e junto com outros Professores como Francisco Galrão, Adolfo Sachsida, Wilfredo Maldonado, Rogério Miranda, Adelaide Figueredo e José Angelo Divino ajudei a construir o programa. De fato, foi na minha gestão que o Doutorado foi implantado, embora a discussão sobre o assunto tenha começado antes da minha gestão com o Adolfo Sachsida.

A sequência de disciplinas também era super bem organizada (não tenho certeza se ainda é assim) com 30 horas de cada disciplina e de fato fui eu que criei:

Finanças 1: Asset Pricing
Finanças 2: Corporate Finance
Finanças 3: Financial Econometrics
Finanças 4: Banking

Acredito que o único problema da área de finanças é a reposição dos docentes que acabam indo para outras instituições. Eu não sei dizer como está atualmente, mas sei que historicamente tivemos o seguinte fluxo:

Jose Fajardo Barbachan em 2002 foi para o IBMEC-Rio
Daniel Cajueiro (Eu) em 2008 foi para UnB
Benjamin Tabak em 2018 foi para FGV-BSB
Wilfredo Maldonado em 2018 está aprovado para UFG

Eu sei que tiveram pelo menos três contratações (Rogério Mazali, Oswaldo Cândido e Carlos Gutierrez) na área que possivelmente devem estar repondo parte dos quadros.

...