Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Tenho certa experiência e habilidade na programação com R e VBA (Excel). Quais são os incentivos para trabalhar com outra linguagem, como, por exemplo, o Python ou Julia?

+1 voto
38 visitas
perguntada Abr 10 em Finanças por Gilson (21 pontos)  

Tenho certa experiência e habilidade na programação com R e VBA (Excel). Quais são os incentivos para trabalhar com outra linguagem, como, por exemplo, o Python ou Julia, principalmente levando em consideração trabalhos na área de Finanças.

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Abr 14 por danielcajueiro (5,251 pontos)  

O R foi construído especialmente para ser usado por estatísticos, onde eles precisavam rodar regressões complexas sem saber muito de implementação computacional. Dessa forma, o R é uma excelente opção para rodar regressões complexas (por exemplo Negativa Binomial do Tipo II), pois possui muitos exemplos dessas regressões que as vezes são muito difíceis de serem achadas em outros lugares. Basicamente, um cientista cria um novo modelo de regressão e sabendo que muitos estatísticos terão dificuldade de implementar, pois não foram treinados para isso , ele já coloca o código em R. Para todo o resto o python é melhor.

Nessa resposta eu comparo R com Python.

O excel é absurdamente limitado em tudo inclusive em número de linhas e colunas. Não dá nem pra comparar com nenhuma das outras linguagens acima, onde é permitida por exemplo a gestão de base de dados etc. O excel é adequado para fazer contas muitos simples no estilo de secretário (que não exija nenhuma estrutura de dados interessante) e distantes de qualquer coisa que se aproxime do que hoje chamamos de big data. Por exemplo, é quase impossível representar uma rede real no excel. Existem estruturas de dados muito mais eficientes que a estrutura matricial (matriz de adjacencia ou lista de arestas que ele permite de forma simples). Por outro lado, se vc estiver trabalhando com dados intraday em finanças fica impraticável (vc vai estar lidando com gigas de memória). Outro problema óbvio do excel é o fato de ele só funcionar adequadamente no Windows (sistema microsoft) (veja linux ou windows). Também não parece razoável implementar modelos de machine learning minimamente interessantes em Excel.

A grande vantagem do Julia é a velocidade. Mas como linguagem o Python é melhor estruturada e o número de bibliotecas do Python é absurdamente maior. Além disso, se você otimizar corretamente o código do Python usando bibliotecas já prontas, o código também fica bem rápido.

...