Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual seria a sua estratégia de configuração do microcontrolador em termos de registradores e canais, bem como o algoritmo necessário para resolução do problema?

0 votos
101 visitas
perguntada Mai 2 em Programação Computacional por ANDERSO NICACIO (1 ponto)  

Os periféricos básicos atendem uma vasta variedade de aplicações em sistemas embarcados, porém as necessidades modernas requerem que os dispositivos interajam entre si de forma mais complexa e cooperativa. Para esse cenário é fundamental a compreensão de módulos mais avançados de controle e comunicação, que para o microcontrolador ATmega328 se representam através dos periféricos de conversão analógico-digital, módulos de comunicação e memória EEPROM.

Considere o seguinte requisito para o programa de um projeto em eletrônica embarcada:

Projetar o software para um sistema microcontrolado, utilizando o microcontrolador ATmega328, que monitora o nível de tensão de uma bateria automotiva através de um divisor resistivo, cujo objetivo é reduzir o valor lido em uma escala de 30% para tratamento do sinal pelo microcontrolador. O sistema deve armazenar permanentemente os valores de tensão mínima e máxima e, sempre que os tais valores atingirem ou ultrapassarem os limites de 11V e 14V respectivamente, um alerta deve ser enviado via canal serial, com a seguinte string: “Valor de tensão ultrapassou o limite x”, em que “x” poderá assumir a palavra “inferior” para o primeiro caso, ou “superior” para o segundo caso. O canal seria possui o baud rate de 19200 bps, com stop bit, sem paridade.

Compartilhe

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

...