Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Econofisica ou Matemática (aplicada) computacional?

+1 voto
58 visitas
perguntada Dez 14, 2018 em Matemática por Oswaldo (6 pontos)  

Qual dessas duas vertentes da matemática seria mais correta como estrutura base de conhecimento para estudos "futuristicas" como probabilidade, teoria dos jogos ou a teoria do caos, em função do campo do mercado financeiro?

Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Dez 21, 2018 por danielcajueiro (5,761 pontos)  

Acho que tem mais sentido para o que vc está buscando Matemática Aplicada. Normalmente, quanto mais vc sabe de matemática, fica mais fácil aprender essas aplicações. Eu sugiro humildemente que vc estude:

Teoria
1. Cálculo I, II, III: Brinque muito com derivadas, integrais, gradientes, otimização e equações diferenciais ordinárias.

2. Álgebra Linear: Entenda bem os conceitos de Espaços Vetoriais, Autovalores e Autovetores, Formas Quadráticas e as propriedades interessantes de matrizes simétricas.

3. Funções Analíticas: Brinque com variáveis complexas. Elas aparecem em muitos problemas interessantes de Caos e Séries Temporais.

4. Análise I e II: Entenda de onde vem os resultados de Cálculo.
Teoria da Medida: vai te dar base para entender bem um milhão de resultados de probabilidade e estatística e especialmente os teoremas de convergencia.

5. Análise Funcional: vai te dar teoremas importantes como o da projeção que é muito útil em econometria e os teoremas do ponto fixo úteis em programação dinâmica (ponto de fixo de Banach) e teoria dos jogos (ponto fixo Kakutani).

Aplicações:

  1. Noções de probabilidade

  2. Econometria/Estatística

  3. Machine Learning

  4. Causalidade

  5. Microeconomia (para jogos)

  6. Teoria do Caos e Dinâmica não linear.

...