Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual é a diferença entre pdflatex e latex? Existe alguma vantagem de algum deles?

0 votos
91 visitas
perguntada Abr 3, 2015 em Tex e Latex por estudante (431 pontos)  
recategorizado Abr 3, 2015 por danielcajueiro
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Abr 3, 2015 por danielcajueiro (5,251 pontos)  

Os pdflatex e latex são implementações diferentes de programas com o mesmo propósito, isto é, compilar um texto em latex. Entretanto, embora tenham o mesmo propósito, nem todos os pacotes do latex funcionam bem com os dois. Eu particularmente tenho tido mais experiência com o latex e sei que existe algumas vantagens de usar essa compilação:

(1) Acredito que ainda seja a compilação default.

(2) Usar imagens em eps. Não tenho certeza sobre esse ponto, mas acho que não é possível (ou pelo menos direto) usar eps na compilação do pdflatex. Lembre que vários periódicos preferem figuras nesse formato.

(3) A compilação é muito mais rápida. Isso pode fazer diferença em documentos longos como por exemplo livros.

Existem também pacotes mais específicos que funcionam com a compilação pdflatex. Eu lembro agora do hyperef, mas provavelmente existem outros.

Seria legal receber alguma resposta de pessoas mais experientes com o pdflatex.

comentou Abr 16, 2015 por VAS (471 pontos)  
Realmente essa pergunta é bem interessante. Particularmente, eu acredito que a principal diferença é a maneira pela qual o compilador vai lidar com os arquivos de imagem para criação do “output” ou, em outras palavras, qual número de atalhos será necessário para atingir o seu objetivo. Assim, por exemplo, você pode utilizar eps no pdflatex, basta em um primeiro momento utilizar um pacote (epstopdf) para converter o eps (imagem) em pdf e, depois, incluir o pdf no tex. Provavelmente, no latex esse caminho fosse direto sem a conversão.
...