Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que é a economia da complexidade? De que maneira resolve os problemas da econometria?

0 votos
56 visitas
perguntada Jun 14 em Economia por Raíssa (676 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 22 por danielcajueiro (5,806 pontos)  

Não acho que as propostas de complexidade em economia tentem resolver problemas de econometria. De fato, acho que essas propostas propõem uma nova rota para responder perguntas em economia e que de pouco em pouco vão sendo agregados a teoria econômica.

Vejo que o maior problema de econometria é como lidar com endogeneidade. De fato, a parte mais importante um trabalho empírico é encontrar uma boa rota para identificação. Pelo menos que eu saiba não existe nenhuma proposta da teoria de complexidade nessa direção.

Eles sugerem especialmente duas abordagens (várias delas interessantes):

1) Modelos baseados em agentes

2) Redes complexas

Acho que sua pergunta tem relação com essa pergunta.

Gostaria de finalizar dizendo que embora ache esses modelos acima super interessantes, a maioria da literatura que usa esses modelos e aplica a economia, despreza a parte mais importante do modelo econômico que é como os agentes fazem escolhas. Isso ocorre por dois motivos: falta de conhecimento de economia (a maioria dos artigos que usam essas metodologias não são economistas) e dificuldade de incluir explicitamente a escolha.

Fizemos um trabalho baseados em agentes há alguns anos atrás que explicitamente inclui a escolha do bancos. Esse trabalho está aqui. Ele foi publicado como "Interbank network and regulation policies: an analysis through agent-based simulations with adaptive learning, published in the Journal Of Network Theory In Finance, v. 2, n. 4, p. 53–86, 2016", mas está disponível online aqui.

...