Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

De que maneira a feminilidade afeta a produtividade das mulheres?

+1 voto
53 visitas
perguntada Jun 17 em Economia por Raíssa (676 pontos)  

Há empregadores que exigem salto alto, maquiagem e por vezes roupas desconfortáveis como a saia tulipa (por exemplo: em aeroportos as funcionárias usam salto alto, um calçado que os ortopedistas não recomendam por ser danoso à saúde dos pés). De que maneira isso afeta a produtividade das mulheres?

Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Jun 17 por Raíssa (676 pontos)  

Isso modifica bastante em relação ao tipo de trabalho que as mulheres executam e está relacionado com a sociedade patriarcal. Infelizmente em muito dos casos as mulheres não podem ter escolha por roupas mais confortáveis ou por simplesmente não ir ao salão fazer cabelo e unha, um tempo que poderiam estar descansando, ou mesmo aprimorando seus conhecimentos técnicos. Não sei se existem estudos a respeito dessa questão, gostaria de entender mais sobre o tema.

0 votos
respondida Jun 19 por danielcajueiro (5,806 pontos)  

Nunca estudei esse assunto, mas vejo as seguintes questões:

(1) É difícil explorar explicitamente esse tópico, pois acredito que não haja dados sobre a apresentação das mulheres (mas posso estar enganado em relação a isso). Acho que precisaria de um experimento controlado para isso. Ou comparar duas empresas diferentes que assumem posições antagônicas nesse caso.

(2) Parte do tempo que mulheres gastam com escolha de roupas, unhas e cabelos NÃO está dentro do horário de trabalho - o que torna mais difícil o problema. Acrescento a isso o fato que pode ser que esse tempo seja considerado lazer para algumas mulheres e não uma imposição do sistema. Assim como alguns homens sentem prazer em ir ao salão fazer um corte especial para a barba ou cabelo ou unha (não é o meu caso, mas sei que existem muitos homens assim).

(3) Uma pergunta relacionada é: Em empresas que os funcionários vão vestidos como desejam (em geral de alta tecnologia) eles são mais produtivos?

(4) Não só mulheres são demandadas a se vestirem de um determinado jeito. Altos cargos do setor público e privado exigem traje completo (terno e gravata) de homens. No banco central, por exemplo, a partir de um determinado nível de comissão, há exigência de ir ao trabalho vestido dessa forma. Eles são menos produtivos por isso?

(5) Ainda tem um outro lado que deve ser considerado. Existe literatura econômica importante que mostra que beleza afeta os retornos no mercado de trabalho. Esse tipo de pesquisa está relacionada com o seu ponto. Pessoas que se arrumam mais podem ser consideradas mais bonitas e nesse caso há um trade-off entre o tempo gasto com arrumação e retorno.

(6) Infelizmente, seres humanos estão sujeitos a vieses e a forma como as pessoas te vêem faz toda a diferença. Isso independente de ser homem ou mulher. Vc não é necessariamente tratado pelo o que vc é ou sabe, mas como as pessoas te vêem. O exemplo extremo disso é contado no "Principe e o Mendigo" de Mark Twain.

comentou Jun 19 por danielcajueiro (5,806 pontos)  
No meu caso, gosto mesmo é de usar uma roupa mais confortável para trabalhar. Sempre que estou em casa trabalhando a noite estou com um short e uma camisa bem confortável. Para sair sempre meu traje preferido é bermuda e chinelo, mas vc não deve nunca ter me visto dando aula de bermuda. Tb raramente saio de chinelo, pois não é permitido dirigir assim. Para aula estou sempre de calça (mesmo no verão quando está muito quente). No IMPA, ou nos EUA, é muito comum os professores irem de bermuda ou short, mas não é comum no Brasil. Quando estou no papel de business man dando seminarios, acho que é mais adequado usar terno. Me sentiria estranho se não estivesse assim.  De fato, vejo que existem normas sociais que devem ser seguidas e, pessoalmente, me sinto mais confortável em segui-las. Seria mais produtivo se não fizesse isso? Mas compreendo que no meu caso o gasto de tempo adicional é irrisório.
...