Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Antigamente a maioria dos economistas não tinham formação em Economia. Hoje em dia, existem muitas faculdades desse curso e muitos economistas com formação de graduação e pós em Economia. Qual o efeito disso para a teoria econômica?

+1 voto
46 visitas
perguntada Ago 30 em Economia por Raíssa (671 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Ago 30 por Raíssa (671 pontos)  

É possível que economistas com formação apenas em Economia tendam a ser narrow-minded (MYRDAL, Essays against the stream) , não se atualizem com a contribuição de outras ciências e se fechem em seus modelos, leituras e círculos acadêmicos. Deixando a teoria econômica mais fossilizada.
Outro efeito possível seria uma compreensão mais global da Economia, uma vez que a faculdade de Economia geralmente explora várias áreas dessa ciência. E assim, levando a uma maior intersecção entre as áreas de Economia dentro da teoria econômica.
É interessante notar que muitos centros apresentam professores com formação em diversas áreas do conhecimento, o que certamente mitiga o efeito "narrow-minded" que citei inicialmente.

+1 voto
respondida Ago 30 por danielcajueiro (5,741 pontos)  

Eu acho que a area de economia é especialmente conservadora. Demora para aceitar contribuições das outras áreas e isso é bem chato. Mas não necessariamente vejo causalidade entre ter mais pessoas da área de economia e área ser mais conservadora. De fato, acho que a área de economia é uma das áreas que possui mais pessoas que tem formação diferente de economia e ao mesmo tempo uma das mais conservadoras. Por exemplo, compare com Engenharia. É muito mais provável ter um engenheiro no departamento de economia que um economista num departamento de engenharia (nunca vi, por exemplo). Eu sou Engenheiro Químico, O Mário Henrique Simonsen era Enegenheiro (acho que civil)....

Acho que o conservadorismo da economia tem outra fonte. Acho que diferente de outras áreas aplicadas, é mais difícil fazer experimentos que refletem a realidade. Logo, se é difícil fazer experimentos é mais difícil aceitar ideias inovadoras que as pessoas conhecem pouco.

...