Vou dar alguns exemplos introdutórios/que reúnam uma síntese do pensamento de alguns caras importantes:
- Dois caras seminais são o Kahnemann e o Tversky, psicólogos que ganharam o Nobel de economia. Um livro de acesso mais abrangente do Kahnemann é o Thinking, Fast and Slow e um bom ponto de partida dele para ter uma noção de Economia Comportamental é o Maps of Bounded Rationality.
- Outro cara que merece destaque (mais de finanças) é o Robert Shiller, que também ganhou Nobel; ele publicou vários livros introdutórios nesse sentido, com destaque para o Irrational Exhuberance que aborda vários temas de finanças comportamental, além do Animal Spirits do Akerloff e o Narrative Economics (ainda não li mas parece muito bom, se a Raíssa vir esse post provavelmente vai comentar algo sobre).
- O Thaler, também ganhou Nobel, tem o Nudge e editou uma coletânea nos anos 90 de vários artigos de finanças comportamental (Advances in Behavioral Finance, se não me engano está disponível na biblioteca da UnB).
- Mais especificamente de finanças também, tem um artigo muito importante do De Long, Waldmann, Summers e Shleifer (estes dois últimos ganhadores da medalha Clarke)
- Outro exemplo é o francês Xavier Gabaix que desenvolveu e está tentando aprimorar atualmente um modelo microfundamentado para sparsity.