Dos 40 e poucos livros que li em 2019 (excluindo os tecnicos), vale a pena comentar os seguintes:
1) O melhor em minha opiniao. Acho que vale a pena ler e reler todas as linhas:
The Big Gatsby - Fitzgerald. Nunca tinha lido antes.
2) Lea's a Novel - Pascal Mercier. Eu li a versão em português chamada de "A partitura do Adeus". Um livro absurdamente bem escrito e conciso. Sem errolação. Mas um dos livros mais triste que já li.
3) A crônica do passáro de corda - Haruki Murakami. É o Haruki Murakami -- ou se gosta do estilo ou não. Surrealismo fantástico - gosto do estilo. Alguns dizem que é a versão japonesa do Gabriel Garcia Marquez (de 100 anos de solidão). Não conheço tanto o Gabriel Garcia Marquez, mas apenas esse livro. Eu gosto bastante do Haruki principalmente das coisas modernas. Li vários livros dele. Esse livro "Cronica do Passaro de Corda" é o meu preferido do Haruki. Outros que gostei e li no passado são "Dance, Dance, Dance", "Romancista como vocação" e "O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação". Atualmente estou lendo 1Q84 (são três volumes) e estou gostando. Achei médio "Norwegian wood" e não gostei de "Kafka a beira mar".
4) 4 livros de ciência popular que valem muito a pena serem lidos: "Hitmakers" - Thompson, "The best seler code" - Jockens and Archer, "Superprevisões" do Tetlok (não é o tetlok de mídia em economia, é outro) e Prediction Machines - Agrawal.
5) "Como se encontrar na escrita" - Ana Holanda. Gostei do livro. É um livro sobre escrita, mas com um estilo bem diferente. Vale muito a pena a leitura.
6) Hibisco Roxo - Adiche. Essa autora tem duas linhas de livros. Uma das linhas é esse que fala da vida na Nigeria depois da colonização. Gostei muito do livro. Não li ainda o "Americanah", mas acho que o é o mesmo estilo. Ela tem uma outra corrente de livros sobre feminismo que em minha (humilde) opinião a visão dela é totalmente equivocada do mundo, mas como liberal respeito qualquer visão de mundo - mas não recomendo.
7) A casa dos budas ditosos - João Ubaldo Ribeiro. Fala sobre prostitutas na bahia. Eu gostei do livro, mas recomendaria com receio, pois ele é bem pesado e de baixo calão. João Ubaldo Ribeiro é um dos melhores autores brasileiros. Preciso definitivamente ler "Viva o povo brasileiro".
8) Li dois romances ambientados na China. Ambos muito bons, mas ambos são um pouco tristes. Meia noite em Pequim (história verídica) - Paul French e Borboleta de Papel - Liang.