Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais são as melhores bandas de rock progressivo?

+1 voto
110 visitas
perguntada Jan 22 em Artes por Stuart Mill (1,379 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Jan 22 por danielcajueiro (5,956 pontos)  

Que eu saiba Rush foi a maior banda de rock progressivo do mundo.

Digo foi, porque o baterista Neal Peart faleceu no inicio desse ano. Qualquer elogio a ele é pouco para descrever sua importância no Rush, sua importância no Rock e sua importância como baterista. Ele deve figurar entre os 5 melhores bateristas do mundo em qualquer lista e época. Ele também foi o letrista principal da banda.

A banda é maravilhosa. A conheci em 1988. E o primeiro album que me conquistou foi "signals". Tem uma música bem popular nesse álbum que que é "Subdivisions". Gosto muito tb de "New world man".

Provavelmente a maior obra de arte deles é o álbum "2112" e a música mais popular é "Tom Sawyer" que é do álbum Moving Pictures. Essa música ficou muito popular, pois era o tema de abertura do tv show da década de 80 "Macgyver". Vale a pena escutar tb a bateria dessa música. Acho fantástica.

Algo impressionante do Rush que os albuns deles são muito diferentes entre si. Compare por exemplo Moving Pictures com Signals.

Pink Floyd era meio psicodélico no início, mas acho que pode ser considerada nos últimos albuns uma excelente banda de rock progressivo. É uma das minhas bandas favoritas. O álbum The Wall é uma obra de arte.

Dire Straits que é outra das minhas bandas favoritas. Tem algumas músicas que podem ser consideradas progressivas. O problema é que não é muito trivial descrever o que rock progressivo. Como se define isso?

Sei que as bandas Genesis (do fantástico Phil Collins) e Yes são exemplos famosos, mas as conheço pouco!

+1 voto
respondida Jan 22 por Stuart Mill (1,379 pontos)  

Realmente, Rush foi sensacional, e talvez o seu impacto possa ser explicado por ser uma das únicas bandas de prog que teve seu álbum mais conhecido nos anos 80. Interessante notar que a banda só adquiriu seu diferencial quando o Peart entrou (antes eles eram meio que cópias do Led Zeppelin, fase conhecida como "Dumb Rush"). Depois do Peart entrar como principal letrista, uma das principais influências da banda foi a escritora libertária Ayn Rand. O álbum 2112 (onde Peart credita "o gênio de Ayn Rand" no álbum) citado, por exemplo, ilustra bem isso, onde na capa, o Starman diante da estrela vermelha simboliza o individualismo contra o coletivismo:
A imagem será apresentada aqui.
Outras músicas nesse tema são 'Anthem' (título de um livro da Ayn Rand também), 'Red Barchetta' (uma das melhores músicas, que se passa em uma sociedade pós apocalíptica em que a "Motor Law" proibiu todos os carros), 'Something for nothing' e 'The Trees'. Em relação à música em si, basta dizer que o Neil Peart provavelmente está entre os 5 melhores bateristas do mundo e o Geddy Lee entre os 5 melhores baixistas.

O Genesis já ouvi bastante no passado mas não gosto muito. Yes é uma banda sensacional também, que segundo muitos tem o melhor álbum de progressivo de todos os tempos, que é "Close to the Edge". O Rick Wakeman talvez tenha sido o maior tecladista no rock, talvez ao lado do Emerson de Emerson, Lake & Palmer.

Outras bandas que eu recomendo:

  • Emerson, Lake & Palmer: Praticamente introduziram o sintetizador na música "popular", foram um dos primeiros a usá-los ao vivo. Assim como o Rush, são um trio (como diz o nome), e a marca registrada deles são os sintetizadores do Keith Emerson. Geralmente tentavam fazer reinvenções de músicas clássicas. O álbum "Pictures at an Exhibition" é inteiro só isso, com novas versões para a peça do Mussorgsky.
  • Camel: É uma banda pouco conhecida mas tem umas melodias sensacionais. É de um subgênero do prog conhecido como "Cena da Cantuária" ou "Canterbury Scene". Talvez o álbum mais famoso deles seja "Mirage", em que aparece "Lady Fantasy" que faz referência a Galadriel do Senhor dos Anéis (muitas bandas dos anos 70 foram inspiradas por Senhor dos Anéis, como Led Zeppelin e o próprio Rush).
  • Frank Zappa: Um dos maiores músicos de todos os tempos para mim, é meio difícil de explicar o estilo dele, que passou do rock nos anos 60 até música clássica contemporânea experimental no fim da carreira (inclusive conduzindo orquestras). Por isso ele é conhecido tanto para o público de rock quanto para o de música erudita (existe uma playlist do spotify das músicas orquestrais dele).
  • Gentle Giant: Uma banda muito diferente também, que geralmente é elogiada pela qualidade de seus músicos.
  • Jethro Tull: Uma banda incrível, cuja marca registrada é a flauta de seu líder, Ian Anderson. Provavelmente seu álbum mais famoso e melhor é "Aqualung".

Agora, sobre a definição do que é rock progressivo, realmente é muito difícil! Que eu saiba não existe nenhum consenso sobre a definição. A definição intuitiva talvez fosse "um rock que não se parece com o rock convencional", ou seja, adota elementos da música clássica, folk, jazz, etc., mas mesmo assim isso é incompleto. Inclusive tem uma entrevista com o Frank Zappa sensacional em que a entrevistadora pergunta a ele justamente isso.

comentou Jan 23 por danielcajueiro (5,956 pontos)  
Caramba, vc conhece muito mais Rock Progressivo que eu. Não conhecia tb a base filosófica das músicas do Rush! Obrigado por compartilhar.
...