Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Você pode citar escritores ou livros de romance que ao longo da história fazem questão de mencionar músicas ou estilos musicais?

0 votos
57 visitas
perguntada Fev 6 em Literatura por danielcajueiro (6,096 pontos)  

Você pode dar exemplos?

Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Fev 8 por Stuart Mill (1,484 pontos)  

Um exemplo que eu consigo lembrar é o livro "On the Road" do poeta beat Jack Kerouac. No caso a influência é o jazz de forma livre, a forma como os personagens se comunicam, na narrativa, etc. E o tempo todo o jazz aparece nas cenas. Eu estava ouvindo o audiobook e a história é muito doida, então provavelmente vou ter que ouvir de novo pra entender direito. Mas com certeza é um livro intimamente associado ao jazz.

+1 voto
respondida Fev 16 por danielcajueiro (6,096 pontos)  
editado Fev 16 por danielcajueiro

Conheço apenas o Haruki Murakami. Ele é autor de livros que gostei muito (A crônica do pássaro de corda, O Incolor Tsukuru Tazaki e Seus Anos de Peregrinação, Romancista como vocação e Dance Dance Dance) e de outros que não apreciei.

Murakami é considerado por muitos o melhor autor contemporâneo do Japão. Ele entrou em cena em 1979 com o texto, Hear the Wind Sing, um conto fragmentado sobre o retorno de um protagonista sem nome à sua cidade natal durante o verão, depois de um ano na faculdade. A descrição de como ele se tornou um autor é escrito de forma surrealista no livro "Romancista como vocação".

Murakami pertence ao estilo de Surrealismo fantástico. Ele tem uma narrativa lenta e cheia de detalhes, que explora diferentes dimensões do ser humano.

Muitos dos seus textos são influenciados pela literatura americana e tem muitas chamadas a livros clássicos, ao Jazz e a música clássica principalmente. Mas também tem muitas chamadas a música contemporânea. Ele confunde em vários de seus livros a Narrativa com uma peça ou várias peças que são importantes para o protagonista da história. Um dos seus livros (provavelmente o mais famoso - eu acho que porque choca a sociedade japonesa - tem o nome de uma música dos Beatles - Norwegian Wood). É válido mencionar que ele tem um conhecimento gigantesco de música, pois antes de ser escritor, ele era dono de um bar que tocava Jazz no japão. Sua influência pela literatura americana ocorre, pois ele era tradutor de livros clássicos americanos.

Tem várias playlists no spotify com as músicas que ele se refere em cada livro. Veja por exemplo a playlist "Dance Dance Dance" ou "Kafka on the shore".

...