Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que é Guilhotina de Hume?

+2 votos
105 visitas
perguntada Fev 15 em Filosofia por Stuart Mill (1,434 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Abr 19 por Stuart Mill (1,434 pontos)  

A Guilhotina de Hume é um critério epistemológico do economista escocês David Hume de que um "ser" não pode implicar um "dever ser", em que esse "dever ser" tem uma conotação de necessidade moral. Isto é, sentenças do tipo "x é A" (sentenças factuais sobre a realidade) jamais podem gerar implicações do tipo "logo, x DEVE fazer B" (uma prescrição moral).

comentou Mai 26 por Raíssa (851 pontos)  
Nesse sentido, o critério da Guilhotina de Hume levaria ao abandono da Economia Normativa?
comentou Mai 28 por Stuart Mill (1,434 pontos)  
editado Mai 28 por Stuart Mill
É uma boa pergunta. Posso estar falando besteira, mas creio que sim. Na verdade dentro da economia normativa necessariamente existe um juízo de valor moral; então seria algo como: "SE as pessoas querem viver de forma próspera, ENTÃO como a economi funciona da forma X, devem fazer Y".  Mas o que as pessoas querem ou não fazer está fora do escopo da economia.

Mas é bom lembrar que o Hume advogou várias vezes por prescrições normativas (incrivelmente, em certas passagens, demonstrando até uma incoerência dentro de uma mesma frase).
comentou Mai 29 por Raíssa (851 pontos)  
Utilizando a metáfora do Platão sobre o conhecimento humano, podemos compreender uma limitação dessa dicotomia Normativa e Positiva, haja visto que estamos enxergando as sombras da realidade, a qual expressamos modelos, que refletem também o pensamento moral. Meu ponto é que a moral modifica a visão de mundo da pessoa, inclusive o que ela enxerga como positivo/factual. Acho que é um método epistemológico muito importante, todavia, essa Guilhotina de Hume, até para refletirmos sobre a atividade da ciência e de seus limites.
...