Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual é a relação do estoicismo com o utilitarismo?

+1 voto
40 visitas
perguntada Mar 31 em Filosofia por Raíssa (861 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Abr 1 por Stuart Mill (1,444 pontos)  

Eu não sei muito sobre o estoicismo, mas acho que a diferença principal está no tipo de ética. A ética utilitarista é consequencialista e a estoica não (não saberia como classificar no entanto). A ética consequencialista se opõe à ética deontológica, que considera o valor das ações humanas não pelo que eles causam, mas se elas obedecem a regras previamente estabelecidas que as classificam como boas ou más.

O estudo da ética é muito interessante e complexo ,e na minha opinião, algo que os economistas deveriam se interessar mais.

comentou Abr 17 por Raíssa (861 pontos)  
Pelas leituras de Sêneca, Marco Aurélio e Epíteto identifiquei que a conduta virtuosa estoica preza pela racionalidade, mas uma racionalidade que preza pelo essencial em detrimento do resto, dado que a vida é finita e escassa, as coisas naturais seriam as que apresentam um fim, e por isso essa não-saciedade seja local ou global não seria racional do ponto de vista estóico. Em linguagem utilitarista, para maximizar o bem-estar deveríamos reduzir os nossos desejos às coisas que são importantes e desconsiderar todo o resto. Sêneca aconselha que foquemos nossa vida em poucos objetivos, mas que aprofundemos neles, que não nos preocupemos tanto com aparência e status quo. Mill no ensaio On liberty tece muitos elogios a Marco Aurélio, há inclusive alguns textos que fazem esse paralelismo entre Mill e a filosofia estóica  (https://peterlevine.ws/?p=17528).
...